Cumbe, Angola Janga e Carolina são aprovado no Plano Nacional do Livro Didático Literário 2018

Os quadrinhos Angola Janga, Cumbe (ambos de Marcelo D’Salete) e Carolina (João Pinheiro e Sirlene Barbosa) foram aprovadas no mais recente edital do Plano Nacional do Livro Didático Literário (PNLD Literário).

por  no Universo HQ

banner-facebook

As três obras tratam de temas como a escravidão e a discriminação racial e, a partir de 2019, serão adotadas em escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil. Em outubro, professores de toda a rede farão a escolha dos livros.

Consideradas por especialistas um importante instrumento no tratamento de temáticas transversais a variados campos do conhecimento, as histórias em quadrinhos podem atender simultaneamente a diversos objetivos de aprendizagem.

“Consideradas por especialistas um importante instrumento no tratamento de temáticas transversais a variados campos do conhecimento, as histórias em quadrinhos podem atender simultaneamente a diversos objetivos de aprendizagem. Os três títulos da Veneta selecionados trazem importantes recursos para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, que passou a fazer parte do currículo obrigatório das escolas com a lei 10.639/03, e abordam temas como o quilombo de Palmares, a resistência nas senzalas e a história da escritora negra Maria Carolina de Jesus”
editora Veneta

Os três títulos da Veneta selecionados trazem poderão ser utilizados como material de apoio ao ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, que passou a fazer parte do currículo obrigatório das escolas com a lei 10.639/03, e abordam temas como o quilombo de Palmares, a resistência nas senzalas e a história da escritora negra Maria Carolina de Jesus

Cumbe (leia review aqui) venceu, neste ano, o Eisner Awards, considerado o Oscar dos quadrinhos, e já foi publicado em países como Estados Unidos, França, Portugal, Áustria, Alemanha e Itália.

Angola Janga – Uma história de Palmares (leia review aqui) venceu o Troféu HQ Mix deste ano, e já foi publicado em países como Estados Unidos, França, Áustria, Alemanha e Portugal.

Carolina foi indicado ao Jabuti 2017, e já foi publicado na França.

ANGOLA JANGA
DE MARCELO D’SALETE
Código: 1132L18606
CUMBE
DE MARCELO D’SALETE
Código: 1146L18606
CAROLINA
DE JOÃO PINHEIRO E SIRLENE BARBOSA
Código: 0991L18606

+ sobre o tema

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação...

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção...

Saiba tudo sobre a segunda fase da Fuvest 2025, que começa neste domingo (15)

A segunda fase do Vestibular Fuvest 2025 será realizada neste domingo...

para lembrar

Enfermeiro de 34 anos passa em 1º lugar no curso mais concorrido da USP

Por: José Bonato Filho de um ex-vendedor de alho em...

Ensino Médio na pandemia: como recuperar a aprendizagem

Com altos índices de evasão escolar, baixo engajamento e...

Faltam professores qualificados em cultura afro-brasileira, diz especialista

Lei determina o ensino da cultura afro em escolas...

Enem 2021: MEC age com ‘intencionalidade de exclusão’

Ricardo Henriques comenta a queda nas inscrições de pretos,...
spot_imgspot_img

Enem 2024: Inep divulga resultado; confira

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta segunda-feira (13) de manhã. Os estudantes podem conferir o desempenho nas provas de linguagens,...

Ensino de cultura afro é obrigatório há 22 anos, mas requer avanços

Nos cadernos e livros das crianças, a maioria dos heróis brasileiros, dos escritores, das histórias revolucionárias de estrangeiros e de descobertas é de personagens brancos. “Isso...

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, metade será destinada...
-+=