Cumbe, Angola Janga e Carolina são aprovado no Plano Nacional do Livro Didático Literário 2018

Os quadrinhos Angola Janga, Cumbe (ambos de Marcelo D’Salete) e Carolina (João Pinheiro e Sirlene Barbosa) foram aprovadas no mais recente edital do Plano Nacional do Livro Didático Literário (PNLD Literário).

por  no Universo HQ

banner-facebook

As três obras tratam de temas como a escravidão e a discriminação racial e, a partir de 2019, serão adotadas em escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil. Em outubro, professores de toda a rede farão a escolha dos livros.

Consideradas por especialistas um importante instrumento no tratamento de temáticas transversais a variados campos do conhecimento, as histórias em quadrinhos podem atender simultaneamente a diversos objetivos de aprendizagem.

“Consideradas por especialistas um importante instrumento no tratamento de temáticas transversais a variados campos do conhecimento, as histórias em quadrinhos podem atender simultaneamente a diversos objetivos de aprendizagem. Os três títulos da Veneta selecionados trazem importantes recursos para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, que passou a fazer parte do currículo obrigatório das escolas com a lei 10.639/03, e abordam temas como o quilombo de Palmares, a resistência nas senzalas e a história da escritora negra Maria Carolina de Jesus”
editora Veneta

Os três títulos da Veneta selecionados trazem poderão ser utilizados como material de apoio ao ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, que passou a fazer parte do currículo obrigatório das escolas com a lei 10.639/03, e abordam temas como o quilombo de Palmares, a resistência nas senzalas e a história da escritora negra Maria Carolina de Jesus

Cumbe (leia review aqui) venceu, neste ano, o Eisner Awards, considerado o Oscar dos quadrinhos, e já foi publicado em países como Estados Unidos, França, Portugal, Áustria, Alemanha e Itália.

Angola Janga – Uma história de Palmares (leia review aqui) venceu o Troféu HQ Mix deste ano, e já foi publicado em países como Estados Unidos, França, Áustria, Alemanha e Portugal.

Carolina foi indicado ao Jabuti 2017, e já foi publicado na França.

ANGOLA JANGA
DE MARCELO D’SALETE
Código: 1132L18606
CUMBE
DE MARCELO D’SALETE
Código: 1146L18606
CAROLINA
DE JOÃO PINHEIRO E SIRLENE BARBOSA
Código: 0991L18606

+ sobre o tema

Brasileiro viaja pelo interior do país distribuindo livros a crianças

Negro, filho de mãe solo e morador de Junqueiro,...

Diretor ameaça expulsar alunos que tiverem contas no Facebook

Leonie Hultgren, diretor de uma escola em Queensland, na...

para lembrar

19 cursos on-line e gratuitos sobre Direito e seus ramos

Está pensando em estudar Direito e quer conhecer um...

Candidatos ‘reféns’ de tiroteio na Rocinha perdem vestibular da UERJ

"Estudar o ano inteiro e não conseguir sair por...

Estudar também é coisa de preto

Pesquisas mostram que pretos e pardos estão em desvantagem....
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=