Docente destaca contributo da mulher africana em prol do seu desenvolvimento

Luanda – A professora do Instituto Superior Politécnico Atlântida, Cristina Rodrigues, destacou nesta terça-feira, em Luanda, o contributo da mulher africana na luta contra a discriminação da classe feminina no continente.

Foto: Joaquina Bento (Arquivo)

Em declarações à Angop, a propósito do tema “Contribuição das organizações femininas angolanas para a afirmação da mulher no concerto das nações africanas”, a docente universitária enalteceu também o esforço desenvolvido pelas mulheres africanas ao longo dos anos, “tendo em conta a forma como tem sabido enfrentar a luta contra a fome e a miséria causadas pelas guerras civis que ainda se registam em alguns países africanos”.

Sublinhou que a luta levada a cabo pelas africanas no sentido de ajudar no esforço da tomada de consciência sobre o seu papel na sociedade, tem permitido alcançar progressos significativos para afirmação das mulheres, apesar das imensas barreiras que ainda lhes são impostas.

Entretanto, disse, independentemente dos problemas vividos, elas devem regozijar-se com as políticas dos governos em prol do desenvolvimento da classe que, no seu entender, satisfazem os protocolos internacionais e regionais sobre a mulher ratificados pelos Estados africanos.

Apesar dos passos dados pelos governos para legislar e implementar leis inerentes a mulher, disse, “muito ainda terá de ser feito no sentido de se banir todas as barreiras impostas e procurar-se as melhores vias para uma coabitação pacífica e respeito dos direitos humanos”.

A exclusão social, violência doméstica, falta de acesso à instrução, interdição e acesso ao voto, incisão ou mutilação genital, violação sexual, tráfico de mulheres, entre outras práticas condenáveis, foram apontadas por Cristina Rodrigues como principais factores que impedem o desenvolvimento do continente e da própria mulher africana.

Fonte:Porta Langop

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

O fetiche das tecnologias de comunicação contemporâneas

Sou do tempo das cavernas. Tudo porque não tenho...

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

A missão da Femafro é “quebrar com a invisibilidade das mulheres negras na sociedade portuguesa”

As dirigentes da Femafro – Associação de Mulheres Negras,...

Um governador apologista do SUS é a glória para sempre, amém!

Por: FÁTIMA OLIVEIRA   Compreender é muito; pelo menos no discurso...
spot_imgspot_img

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...
-+=