Gilmar Mendes: “se Dilma tivesse cometido crime….”

Em entrevista ao repórter Wellington Calasans, na Suécia, para o blog Cafezinho, o ministro do STF Gilmar Mendes fez uma confissão constrangedora: a de que a presidente Dilma Rousseff sofre um processo de impeachment sem ter cometido um crime; “Veja, se ela também tivesse cometido o crime, ficasse flagrantemente provado que ela tivesse cometido o crime, e ela tivesse obtido 172 votos, ela também não seria processada”, afirmou

Por Marcelo Auler Do Brasil247

Jornalismo é uma questão de oportunidade também. Foi o que o Cafezinho fez, ao contratar o jornalista Wellington Calasans, radicado na Suécia há muitos anos, para acompanhar Gilmar Mendes, ministro do STF e presidente do TSE, em evento realizado em Estocolmo. Foi, gravou e trouxe o resultado. Em uma passagem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE, , gaguejando -afinal, não estava diante dos jornalistas que conhece no Brasil – fala no condicional do possível crime da presidente afastada Dilma Rousseff:

“Veja, se ela também tivesse cometido o crime, ficasse flagrantemente provado que ela tivesse cometido o crime, e ela tivesse obtido 172 votos, ela também não seria processada”.

Aparentemente, não importa a hipótese por ele levantada, que caso ela obtivesse os votos não estaria sendo processada. O que chama a atenção é um ministro do Supremo Tribunal Federal, considerado um “pitbull” ali colocado pelo presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, admitir que “se ela também tivesse cometido o crime, ficasse flagrantemente provado que ela cometeu o crime…”.

Logo, podemos concluir, que, nem para Gilmar Mendes está flagrantemente provado o crime do qual acusam a presidente afastada.. Isso, convenhamos, é o que todos os que defendem o Estado Democrático de Direito estão falando. Não houve crime, mas um golpe político.

Mas, ainda assim, admitamos que houvesse o crime do qual ela está sendo acusada. Falta, como declarou o ministro, a prova flagrante. Como no Direito a dúvida sempre beneficia o réu, sem prova definitiva, a presidente afastada não pode ser punida. Tem que ser reconduzida ao cargo. A questão toda é saber:

E o Supremo, o que fará se um de seus membros já admite que não tem prova flagrante do crime que acusam a presidente de ter cometido? Vai deixar tudo como está, lavar as mãos como Pôncio Pilatos – o que tem feito até agora – e contribuir para o golpe se perpetuar?

Assista:

+ sobre o tema

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

‘A UNE nem ama nem odeia Dirceu’, diz líder estudantil

Segundo Daniel Iliescu, quatro meses após fala de...

Fora do mapa: documentário levanta debate sobre marginalização das favelas

Filme mostra que cada mapa representa muito mais do...

7 projetos de lei perigosos que apareceram desde que Cunha assumiu a Câmara

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, passou 2015 promovendo...

Janja defende direito ao aborto legal, diz que projeto é ‘absurdo’ e afirma que Congresso deve garantir acesso ao SUS

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que do projeto de lei (PL) 1904, que quer colocar um teto de 22 semanas no acesso ao...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...
-+=