Mãe Beata de Yemonjá – guia, cidadã, guerreira

FONTEPor Haroldo Costa Do BN
(Foto: AFP)

(…) Este livro é um longo depoimento dessa mulher que é fonte de inspiração e referência moral para tanta gente. O processo de criação partiu de uma série de entrevistas realizadas por Haroldo Costa em várias visitas à casa de Mãe Beata.

Mãe Beata de Yemanjá escreve contos, poemas e relata histórias sedutoras sobre o mundo místico dos orixás e a vivência dos ancestrais. Antenada com tudo o que se passa em várias partes do globo, ela tem opinião formada, não se importando muitas vezes de ir contra a maré − especialmente quando se trata de direitos básicos da cidadania da mulher e das minorias, raciais ou sexuais. Hoje é uma referência, como guia espiritual e ideológica, não só para a comunidade negra do Brasil, mas também para outros povos.

(Foto: Reprodução/ Editora Garamond)

Com sua sabedoria, Mãe Beata ganhou o mundo. É sempre saudada com entusiasmo em palestras, seminários e conferências no Brasil e no exterior. (…) Aqui podemos conhecer um pouco mais das memórias e realizações de Mãe Beata, que revelam parte de acontecimentos marcantes de sua vida e de sua família, como de tantas outras originadas na África. Vale ressaltar também que a tradição da oralidade é habilmente explorada por Haroldo Costa, dando voz a Mãe Beata para ela mesma contar sua história em primeira pessoa, com graça, sensibilidade e verdade.

(trecho da orelha do livro)

-+=
Sair da versão mobile