Orun em festa, mãe Beata chegou. Odô, Ya!

Mãe Beata Presente!

Desmistificando o terreiro com a Yalorixá Mãe Beata de Iemanjá por Stephanie Nunes

No dia 30 de abril, dia da Baixada Fluminense, realizamos a Roda de Conversa  A Universidade no Terreiro: Saberes e memória da Religiosidade Afro-Brasileira na Baixada Fluminense com a Yalorixá Mãe Beata de Iemanjá. A atividade foi realizada no próprio terreiro Ilê Omiojuaro, que fica em Miguel Couto, na cidade de Nova Iguaçu.

Foi com muita alegria que participamos dessa atividade, que possibilitou, para muitos, desmistificar a visão negativa que é comumente construída do que é um terreiro. Descobrimos que o terreiro também é um espaço de multiculturalidade e de política. “A religião não pode se desassociar à política. Isso que nós estamos fazendo aqui é uma política cultural” (Mãe Beata).

Fomos recebidos pelo Babaebé da comunidade (pai da comunidde, que tem a função de pensar como conduzir as discussões dentro do terreiro), que faz uma introdução e nos apresenta a Mãe Beata com muito carinho.

As religiões de matriz africana são originárias do continente africano, mas são resignificadas aqui, no Brasil. A vivência no terreiro proporciona uma rica experiência cultural, desde a culinária ao conhecimento sobre ervas medicinais. Inclusive a Mãe Beata fala um pouco sobre o convite que recebeu para passar esse conhecimento que ela tem – por ter sido escolhida para transmiti-lo dentro da visão de mundo Iorubá – para médicos.

Mãe Beata de Iemanjá é Yalorixá (sacerdotisa suprema dos candomblés de origem Ketu-iorubá), escritora, artesã, griot (tem a função de transmitir as histórias, canções e conhecimentos de seu povo), desenvolve trabalhos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, saúde, combate ao sexismo e ao racismo.

Ela critica a visão preconceituosa, europeia, sobre o Candomblé, que muitas vezes é chamado de seita, mas na verdade é uma religião; e também sobre Exu, que é um orixá. A imagem das religiões de matriz africana foi construída com base no medo e até hoje essa visão é predominante entre os leigos. Mas felizmente sabemos que a situação é reversível, quando se reconhece o preconceito fica mais fácil desconstruí-lo, buscando conhecimento.

“Me chame de negra, é para isto que estou aqui. Não me chame de morena, nem de mulata, nem de sapoti. Eu sei que sou gostosa, eu sou linda, meus olhos brilham, agora mesmo quando eu te vi. Ai que coisa gostosa quando eu digo isso! Meus parentes vieram da África e eu nasci no Brasil. Sou do Candomblé, religião dos Orixás. Os Orixás mudaram meu nome porque viram que eu era capaz. Hoje em dia me conhecem como Beata de Iemanjá. Discuto, falo, cada vez eu quero mais! Defendo o meu povo, para isto eu sou capaz! Mulheres, me deem a mão, os homens, cheguem para cá. Vocês também são nossos pares, venham nos ajudar! No momento da nossa defesa, apartheid para nós jamais!” (Mãe Beata)

 

 

Imagens são de Reprodução do site PET Conexões Baixada

 

Leia também

Mãe Beata de Iemanjá – Por Fernanda Pompeu

Carta de Mãe Beata de Yemonja a Marina Silva

Mãe Beata de Iemanjá: ‘Vou entrar nessa briga’

Mãe Beata de Iemanjá

Mãe Beata: Contos da guerreira

Ialorixá da Baixada Fluminense recebe condecoração da Alerj por trajetória de luta social

+ sobre o tema

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Rapper angolano Malef ganha prémio em Festival Internacional de Hip Hop

O rapper Malef ganhou o prémio de melhor artista...

Olímpiadas 2012: Serena Williams na final após vitória arrasadora

A norte-americana Serena Williams está classificada para a final...

Mostra divulga produções artísticas da periferia de São Paulo

Por: Camila Maciel São Paulo – Cantar, recitar,...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=