Mulheres negras urgem empoderamento feminino e lutam contra racismo pela música

Kmila CDD, Mc Soffia, Luana Hansen e Karla da Silva são símbolos expressivos do emponderamento feminino na cena musical brasileira

Por Larissa Santiago , iG São Paulo

 

Você já deve ter ouvido sobre a importância do emponderamento feminino e representatividade de artistas negras no cenário brasileiro, mas, o que isso realmente significa? Qual o espaço que as mulheres ocupam dentro da indústria musical? Uma forma de entender a importância da representatividade das artistas femininas é entender  contra o que elas lutam, ouvi-las e observar o atual contexto da música brasileira.

Reprodução Instagram/iG Arte

Kamila CDD, Mc Soffia e Karla da Silva são representantes do emponderamento feminino na cena musical brasileira

 

 

Olhando um pouco para fora de casa, mais precisamente para a mina de ouro norte-americana, vemos que grandes artistas – e negras – como Beyoncé, Rihanna, Nicki Minaj e SZA são representantes do emponderamento feminino . Essas, inclusive, estão na lista das top 10 #BlackGirlMagic do Spotify , celebrando o poder, resiliência e beleza da mulher negra. Porém, o que chama atenção é a lista das 10 artistas femininas mais ouvidas na plataforma ao redor do mundo, em que apenas 3 artistas são negras: Beyoncé (1), Rihanna (4) e Nicki Minaj (10).

Nova aliada

Se antes o que contava para um artista era a quantidade de CDs vendidos ou o espaço que ele tinha nas rádios, hoje, as plataformas de streaming e as redes sociais são o que colaboram para que artistas, como Kmila CDD , conquistem seu espaço na cena musical.

A primeira vez que Kmila CDD subiu num palco foi em 1992, ao lado do irmão, o rapper MV Bill, e de lá para cá, busca conquistar seu próprio espaço, encontrando nas plataformas digitais uma nova forma de abrir caminhos: “Não é fácil conquistar espaço, principalmente na grande mídia como TVs e rádios FM’s. Por isso, atualmente a nossa maior força são os nossos seguidores, amigos e fãs, que fazem da internet e das redes sociais o nosso principal canal de comunicação e disseminação da nossa arte, no meu caso, das minhas músicas”.

Reprodução / Instagram

Kmila CDD apresenta seu primeiro EP de trabalho “Preta Cabulosa”

Porém, isso não quer dizer que o caminho nas redes sociais está sendo fácil. Fazendo um paralelo entre os irmãos, a rapper Kmila CDD tem 32,1mil seguidores no Instagram , 119 inscritos no Youtube e 5.958 ouvintes mensais no Spotify com seu primeiro EP “Preta Cabulosa”. Já o irmão MV Bill alcança 382 mil seguidores, 301.628 inscritos e 576.052 ouvintes mensais com 6 álbuns.

Ainda ressaltando as dificuldades das cantoras negras no Brasil, Kmila CDD fala sobre os intensos obstáculos que precisam ser derrubados não só por ela: “Os espaços sempre foram negados para mulheres negras em vários setores da sociedade. No meu caso, como rapper, a maior dificuldade é conseguir espaço em rádios e TVs. Os produtores simplesmente ignoram quando recebem um e-mail ou mensagem de whatsapp…coisa que não aconteceria se eu fosse uma rapper branca, mas, vamos conseguir espaço por insistência.Isso vem sendo quebrado por conta das milhares de vozes e atitudes de mulheres corajosas por todo o mundo. Eu sou mais uma dessas vozes em atividade! E acho que a saída para um equilíbrio será com mulheres e homens trabalhando juntos por igualdade de oportunidades”, completa a rapper que atualmente também está trabalhando em conjunto com seu irmão.

No País, a plataforma de streaming Spotify  é uma das favoritas para ouvir música, disputando espaço juntamente com o Youtube , e novamente espelha a realidade em que infelizmente as mulheres negras não estão. Atualmente, entre as 50 músicas mais tocadas no Brasil, a primeira mulher que aparece na lista é Anitta (5º lugar), com participação na música Romance com Safadeza , do cantor Wesley Safadão. Na lista não tem nem se quer uma artista negra.

Emponderamento feminino desde sempre

Mc Soffia é o símbolo da luta pelo espaço da mulher negra dentro do cenário musical brasileiro desde os seis anos. Inspirada em Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares a outras cantoras negras como Karol Conka, Flora Matos, Iza e Ludmilla, a jovem, hoje com 14 anos, começou sua carreira musical falando sobre o preconceito, emponderamento feminino e a realidade da menina negra.

Em sua primeira música, Brincadeira de Menina , Mc Soffia fala com maturidade sobre o machismo: ” Dizem que menina não empina pipa no sol / Quem criou a regra que ela não joga futebol? / Que negócio é esse, brincadeira de menina? / As minas fazem tudo, até mandar umas rimas “.

Reprodução/Instagram

Mc Soffia cantando ao lado de Criolo, rapper brasileiro

Mesmo nova, Mc Soffia é um dos principais nomes do rap brasileiro, já fez apresentações ao lado do Racionais Mc’s, Criolo e Flora Matos. Quando questionada sobre o que o rap significa na sua vida, a jovem cantora define o estilo como “música de resistência”: “Rap é música de resistência e de força. Eu passo minha mensagem e ajudo muitos as meninas negras que sofrem como eu”, diz.

Ganhadora do prêmio Glamour 2018 na categoria Gente que Faz, ao lado de Tabata Amaral, Soffia enxerga que o preconceito está disseminado em vários lugares da nossa sociedade e confia que sua música pode ser um elemento à favor: “O racismo existe não só na música, sofremos todos os dias quando o jovem é morto na periferia, quando a Marielle que lutava por nós foi morta por ser negra. Então, sofremos o racismo na sociedade, mas com as músicas, eu pretendo mudar isso”.

Como toda jovem, Mc Soffia também tem seus sonhos e se pudesse escolher como estaria daqui 10 anos, seria ao lado de uma das mulheres negras mais importantes do cenário musical: “Eu queria estar muito famosa cantando com a Beyoncé”, revela. Em sua nova música de trabalho, Barbie Black , que já alcança mais de 54 mil visualizações no Youtube , Mc Soffia fala sobre a desigualdade de gênero e representatividade: ” Barbies do meu setor são todas iguaizinhas / Loiras, magras, ruivas, todas padrãozinhas / Também sou Barbie, e sei bem o que tô dizendo / Falta mais diversidade, falta se olhar no espelho /P or que eles fabricam todas iguais? ”

Reprodução/Instagram

Mc Soffia cantando no Prêmio Claudia 2017, onde conquistou o troféu na categoria Revelação

Cadê o respeito?

A ocupação de espaços igualitários por homens e mulheres dentro do cenário musical brasileiro ainda é um destaque negativo, principalmente dentro do rap. Mesmo com nomes fortes em alta como Karol Conka e Tássia Reis, há quem esteja há muito tempo na estrada buscando o seu espaço, como Luana Hansen . Trabalhando em diversas frentes da música como DJ, Mc, freestyle e produtora musical, Luana está no cenário musical brasileiro há quase 20 anos, e vê que, infelizmente, ainda não existe igualdade de gêneros: “Eu estou praticamente há 20 anos galgando um espaço dentro da música e eu não vejo ainda muita abertura, acredito que precise de mais. Lutar para que a mulher negra, trans, LGBT possa ocupar qualquer lugar pronto e acabou, precisa pensar assim”.

Reprodução/Instagram

Luana Hansen, artista negra que está na cena musical brasileiro há 20 anos, mas sente que as mulheres ainda não tem incentivo o suficiente

Ressaltando a dificuldade das cantoras negras, Luana apresenta suas rimas destacando a falta de incentivo com o qual as artistas femininas sofrem: “Eu acho que falta incentivo de verdade, acho que falta alguém investir de verdade. Eu e minha esposa Glaucia que fazemos tudo, desde a produção até o plano de carreira. A gente não tem outro alicerce, a gente, como mulher negra, vem com a conscientização, mas eles não querem ouvir, não existe valorização, a gente tem que trabalhar na vida mesmo”, conta.

Uma das plataformas que destaca a cena musical feminina no País é a WME (Women’s Music Event), que incentiva o universo musical feminino focando em música, negócio e tecnologia vista por uma perspectiva do mesmo sexo. O principal objetivo da WME é destacar a participação e promover a inclusão de mulheres no mercado musical, um setor ainda muito associado ao universo masculino.

A luta continua 

Karla da Silva , vocalista que tem suas raízes em Madureira entre o hip hop, samba de raiz e jazz, representa a força feminina em meio aos homens, que ainda dominam o cenário musical: “Eu trabalho com uma equipe masculina, somente eu e a técnica de som somos mulheres. Por conta do machismo, há ruídos na comunicação, muitos homens demoram para compreender que a líder é uma mulher, principalmente uma mulher negra”, conta.

Reprodução/Instagram

Karla da Silva apresenta seu segundo álbum de trabalho “Gente que nunca viu vai ver a pretíssima coroação”

Apresentando seu segundo álbum, Gente que nunca viu vai ver a pretíssima coroação , Karla da Silva é uma artista negra emponderada que luta não só pelo seu espaço, mas pelo o espaço de outras mulheres negras. Se pudesse dar um conselho para uma menina negra que tem o sonho de conquistar o mundo artístico, Karla revela que o principal é seguir a sua essência em meio a tantas lutas:

“Bom, eu abriria os olhos dela para o que existe, para o racismo e o privilégio. Nem sempre só o talento vai prevalecer, outros pontos vão prevalecer nessa sociedade escravocrata. Aconselharia que ela seguisse a sua verdade, a sua essência, que faz a gente acreditar, que atinge pessoas que se torna referência, se torna não só o nosso sonho, mjas também o de outras pessoas”.

Em meio a tantos leões que as mulheres negras precisam degolar no dia a dia, outras artistas que também lutam pelo emponderamento feminino  e representatividade negra no cenário musical brasileiro e merecem destaque são Preta Rara, Iza, Negra Li, Elza Soares, Rosa Luz, Lay, Drika Barborsa, Gabi Nyarai e Yzalú.

+ sobre o tema

Aretha Franklin divulga versão para o clássico ‘I Will Survive’; ouça

Aretha Franklin divulga versão para o clássico 'I Will...

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

A força do kuduro em Angola e o funk no Brasil

O Kuduro, nascido nos musseques de Angola – similares às...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

para lembrar

Mulher negra e miomas: Uma incursão na área de saúde, raça/etnia.

INTRODUÇÃO Por Vera Cristina de Souza Do SlideShare No Brasil, ainda são...

Após ter projeto selecionado em Harvard, estudante de Feira lança ‘vaquinha’ online

A campanha seguirá ativa para recebimento de doações na...

Diante de morte de Marielle, deputados europeus pedem suspensão de negociação com Mercosul

Diante de morte de Marielle, deputados europeus pedem suspensão...

Estereótipos sexuais e as “negas”

O impacto provocado pela série Sexo e as negas...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=