Obama assina artigo feminista e diz que homens devem lutar contra o machismo

Enviado por / FonteDo BBC

Em um artigo que já vem sendo considerado histórico, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se declarou um feminista e defendeu a ideia de que é preciso trabalhar ainda mais pela igualdade entre gêneros e que a responsabilidade na luta contra o machismo também é dos homens.

O texto foi publicado na revista Glamour e reforça o posicionamento do presidente norte-americano, que se apresentou durante uma conferência em Washington no início deste ano dizendo: “é assim que um feminista se parece”.

No artigo, Obama afirma que as pessoas mais importantes da vida dele são mulheres, citando a mãe, a avó que ajudou a criá-lo, as filhas Malia e Sasha, e claro, a esposa, Michelle.

Para o presidente, apesar de muitas mudanças ainda serem necessárias, houve avanços no respeito ao direito e dignidade das mulheres.

“Os progressos que fizemos nos últimos 100, 50 anos, e até nos últimos oito anos, fizeram com que a vida das minhas filhas seja muito melhor do que foi a das minhas avós. E eu não digo isso somente como presidente, mas como um feminista”, declara.

“Uma coisa que me deixa otimista por elas é que estamos num momento extraordinário para ser mulher”.

_90678223_b984402b-77f4-4c1f-826e-cd92fc8e3ad0
Obama diz que é otimista pelas filhas porque se trata de um ‘extraordinário momento para ser mulher’ (Foto: WHITE HOUSE VIA GETTY)

Desigualdades

Apesar de destacar avanços, o texto trata também das desigualdades na criação de meninos e meninas e nas responsabilidades que pesam sobre pais e mães.

“Precisamos continuar mudando a atitude que cria nossas meninas para serem recatadas e nossos meninos para serem assertivos, que critica nossas filhas por falarem o que pensam e nossos filhos por chorarem”, afirmou o presidente.

“É a mesma atitude que pune as mulheres pela sexualidade delas e premia os homens pela deles e que permite uma rotina de abuso em relação às mulheres, se elas estão andando nas ruas ou online. Precisamos continuar mudando a atitude que ensina os homens a se sentirem ameaçados pela presença e o sucesso das mulheres”.

Pai de duas filhas, ele falou ainda de como foi importante para ele passar os últimos anos morando no mesmo local em que trabalha – a Casa Branca. Isso o permite acompanhar mais de perto a criação de Sasha e Malia, já que não perde tempo com o transporte entre casa e trabalho.

“É importante que o pai delas seja feminista, porque agora é isso que elas esperam de todos os homens”, disse.

_90678225_82ba3c64-14af-49eb-b8fe-302e3d84c941
O presidente admite que passar mais tempo com as filhas foi um privilégio da Presidência (AFP)

Momento histórico

Ainda destacando o lado paterno, Obama citou as diferenças de tratamento de mães e pais no ambiente profissional, e as grandes desigualdades que ainda residem nessa área para homens e mulheres.

“Precisamos mudar a atitude que continua elogiando os homens por trocar fraldas, estigmatiza os que decidem ser pai em tempo integral e penaliza as mães que trabalham. E que valoriza ser confiante, competitivo e ambicioso no ambiente de trabalho – exceto se você for uma mulher. Aí você está sendo mandona e, de repente, as mesmas qualidades que você pensava serem necessárias para crescer acabam te prejudicando”.

Neste cenário, Obama destacou que apesar dos avanços no direito ao voto feminino, essa é a primeira vez que uma mulher é candidata à Presidência por um grande partido – Hillary Clinton, que concorre pelo Partido Democrata à sucessão de Obama.

“Não importam suas posições políticas, esse é um momento histórico para a América. É só mais um exemplo de quão longe as mulheres já chegaram no caminho da igualdade”, afirma.

“O feminismo do século 21 é a ideia de que quando todos são iguais, nós somos mais livres”.

 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

A guerra suja do FBI contra Martin Luther King

O discurso “I have a dream”, de Martin Luther...

Desafios do Feminismo diante da questão de raça

Há pouco tempo atrás um debate acirrado aqueceu as...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...
-+=