Silêncio de Witzel sobre morte de Ágatha é covardia política

Sempre que pode, o governador Wilson Witzel dá uma declaração violenta e inapropriada, incitando as forças de segurança do Rio de Janeiro a aprofundarem a guerra contra sua própria gente e concedendo um salvo-conduto retórico para que matem sem receio.

Por Leonardo Sakamoto, no Blog do Sakamoto

Leonardo Sakamoto. (Foto: RFI/Rui Martins)

“A polícia vai fazer o correto: vai mirar na cabecinha e… fogo! Para não ter erro.” “Teria dado um tiro na cabeça.” “Cova, a gente cava.” “Cadáveres não estão no meu colo, estão no de vocês, que não deixam que as polícias façam o trabalho que tem que ser feito.” “Criminosos serão combatidos e caçados nas comunidades.” Frases que misturam mistura policial, promotor, juiz e carrasco e que veem bairros pobres como ameaças.

Da mesma forma, sempre que pode, não pensa duas vezes antes de se promover. No dia 20 de agosto, por exemplo, após um policial matar o sequestrador de um ônibus na ponte Rio-Niterói, ele chegou de helicóptero na via, para capitalizar a tragédia, dando pulinhos e festejando de braços abertos. Atrás dele, uma pessoa corria com um celular na mão, gravando a cena patética.

A menina Ágatha Félix, negra, de oito anos, foi morta por um tiro de fuzil pelas costas, quando estava com sua mãe em uma kombi, durante uma operação policial, no Complexo do Alemão, causando uma onda de indignação. Não foi a primeira, nem a última vítima da falida guerra às drogas. Mas a idade, a cor de pele, as circunstâncias, o contexto, a dor da família, suas fotos sorridentes circulando pelas redes, combinados com a sistemática promoção da violência pelo governador, transformou a situação em um bom exemplo do buraco em que o Rio está cavando para si mesmo. Lembrando que essa promoção coloca policiais honestos em risco em um trabalho mal remunerado.

Mas, Witzel, que fala pelos cotovelos e gosta de se exibir, não se pronunciou sobre a morte de Ágatha. Mandou terceiros se manifestarem pelo governo, dizendo que não há indícios de que o disparo tenha partido da polícia, apesar de testemunhas jurarem o contrário. Sim, ele é rápido em celebrar as mortes daqueles que ele batiza como criminosos (sem o devido processo legal, claro) e se cala diante daquelas que claramente não são (tratando-as como infeliz efeito colateral).

A uma primeira vista, parece ser uma estratégia o fato de Wilson Witzel, que dá oi para a própria sombra, não aparecer para falar sobre a morte de Ágatha. Talvez queira proteger a própria imagem diante de uma situação com potencial para arranhar sua popularidade. Mas, ao que tudo indica, o silêncio é falta de coragem mesmo.

O que é uma pena porque alguém que se elege como Senhor da Guerra do Rio de Janeiro, disputa com milícias e tráfico o papel de quem faz mais mal ao povo e passa a usar o poder para decidir quem vive e quem morre, fazendo disso uma plataforma eleitoral, deveria não ter medo de ir a público e defender sua necropolítica. Governador, venha e orgulhe-se! O terrorismo de Estado não começou no início do ano, mas sua retórica o tirou da ilegalidade e deu a ele um lugar ao sol.

Leia Também:

De azul ou de rosa, crianças negras na linha de tiro do Estado genocida

Ágatha, 8, a mais nova vítima da violência armada que já atingiu 16 crianças no Rio neste ano

#ACulpaEDoWitzel: Assassinato de menina de 8 anos no Alemão causa revolta nas redes

Morre criança de 8 anos baleada pela PM no Complexo do Alemão

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

A lente do comum

Ciclo aborda o tema do comum a partir de...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Popularidade de Obama está em alta, indica pesquisa

Nível de aprovação subiu de 41% para 47% entre...

Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Fonte: Panapress - Praia, Cabo Verde (PANA) - A...

Fátima Oliveira: A teologia da prosperidade não perde balcão de negócios

Quando apareceu a manchete "Pastor homofóbico deve presidir a...

Nota Pública sobre a ocupação policial da Rocinha

Nós, organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro,...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...
-+=