Caso Ágatha: inquérito da Polícia Civil aponta que PM causou morte da menina

Resultado da investigação será entregue nesta terça-feira à Justiça. Segundo relatos de testemunhas, cabo confundiu esquadria de janela que homem levava em motocicleta com arma e atirou

Por Rafael Nascimento de Souza, do  O Globo 

Policiais no Alemão, chegando para a reconstituição (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)

Partiu de um cabo da PM o disparo que, dois meses atrás, provocou a morte da estudante Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, no Complexo do Alemão. A informação consta do inquérito da Polícia Civil sobre o caso, que deve ser enviado nesta terça-feira à Justiça. De acordo com o documento, houve um “erro de execução”: o objetivo não era atingir a criança, mas dar um “tiro de advertência” para forçar a parada de dois homens que estavam numa motocicleta.

A dupla fugiu de uma blitz dentro do complexo. Em seguida, o PM, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Fazendinha, fez o disparo. Segundo relatos de testemunhas incluídos no inquérito, o cabo estava sob forte tensão devido à morte de um colega três dias antes, e, por isso, acabou confundindo uma esquadria de janela, que o homem sentado na garupa segurava, com uma arma.

A tragédia ocorreu no início da noite de 20 de setembro. Onze dias depois, o policial militar participou da reprodução simulada da morte de Ágatha, apesar de parte de seus colegas terem se recusado a fazê-la. De acordo com uma fonte ligada à investigação, “ele está muito mal e diz o tempo todo que que não queria ter acertado a menina”.

Perícia em fragmento
Um relatório do Instituto de Criminalista Carlos Éboli entregue à Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) apontou que um fragmento de projétil encontrado no corpo de Ágatha tinha ranhuras idênticas à do cano do fuzil usado pelo PM. Ainda de acordo com o laudo, a bala atingiu primeiramente um poste. Foi um estilhaço que provocou a morte da menina, perfurando suas costas e saindo pelo tórax. A criança chegou a ser levada para a Unidade de Pronto-atendimento do Morro do Alemão, de onde foi transferida para o Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Nesta segunda-feira, o delegado Daniel Rosa, titular da DHC, não quis comentar o caso. Segundo ele, a Polícia Civil apresentará nesta terça o resultado completo da investigação.

Mais de 20 pessoas foram ouvidas no inquérito, incluindo os pais de Ágatha, o motorista da Kombi na qual ela estava com a mãe no momento em que foi atingida, outras testemunhas e PMs. A Polícia Civil não informou se o responsável pelo disparo será enquadrado em algum crime.

Além da DHC, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) abriu um inquérito sobre o caso. A PM não informou se já há um resultado para essa investigação.

No último dia 5, Vanessa Francisco Sales, mãe de Ágatha, foi à DHC para cobrar respostas . Na ocasião, reclamou que não tinha acesso ao inquérito e pediu punição ao responsável pela tragédia.

— Não pode ficar impune. Não podemos ter, no Rio, mais Ágathas, outras crianças vítimas dessa violência, não podemos deixar que se apague o que aconteceu. A gente quer que seja feita justiça — disse Vanessa, que, desde a morte da filha, não conseguiu voltar para casa. — Não tenho condições psicológicas para isso. Ágatha era tudo naquela casa. Minha irmã e meu marido chegaram a ir, mas foi difícil para os dois. Eles choraram muito. Aquela casa era ela, há desenhos da minha filha na cozinha, mo banheiro, no quarto…

O advogado Rodrigo Mondego, que acompanhou a ida de Vanessa à DHC, quer que o autor do disparo seja indiciado por homicídio doloso.

 

Leia Também:

Ketellen de cinco anos morre baleada após troca de tiros em Realengo

A segunda morte da menina Ágatha

Com Ágatha foi-se a utopia da inclusão

De azul ou de rosa, crianças negras na linha de tiro do Estado genocida

Silêncio de Witzel sobre morte de Ágatha é covardia política

 

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Por que mesmo com crescimento econômico a África continua perdendo seus jovens?

Com um aeroporto reformado, a demolição das favelas e comércios informais...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...

Câmara do Rio de Janeiro promove encontro entre familiares de vítimas da violência do Estado

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu o “Café das Fortes” que reúne mães e familiares de vítimas do genocídio...
-+=