Lázaro Ramos fala sobre a família, racismo, carreira, tv, lançar livro e dirigir um filme

Prepare-se para ver Lázaro Ramos, 38, de volta à TV — e em dose dupla. O ator retorna com a nova temporada de Espelho (Canal Brasil), talk-show que apresenta há 12 anos e para o qual já realizou mais de 300 entrevistas, de Seu Jorge a Marília Gabriela, só para citar duas de suas preferidas. Nessa nova leva de episódios, recebe do ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, ao comediante Marcius Melhem. No dia 18 de abril, ele volta a encarnar o cantor emergente de Mister Brau (Globo), ao lado da mulher Taís Araújo, com quem também divide o palco na peça O Topo da Montanha. Calma que ainda tem mais: em junho, ele lança seu primeiro livro adulto, Na Minha Pele (Objetiva), que “fala sobre construção de identidade por meio de crônicas poéticas, biográficas e ficcionais”. Até o início do ano que vem, Lázaro começa a dirigir seu primeiro filme, uma tragicomédia sobre leis, define. A seguir, ele fala de vaidade a racismo — ainda que prefira o lugar de entrevistador ao de entrevistado, confessa.

por Bruna Bittencourt no Cosmopolitan

Vaidade

“Sou sedentário, não malho. Quando faço atividade física, é para algum personagem. Gosto de estar bem vestido, mas o problema é que não tenho um estilo. Uma amiga diz que não uso roupa, mas figurino. Cada look é um personagem diferente [risos]. Hoje, tenho ajuda do Fabricio [Miranda, personal stylist]. Sou vaidoso, vou na dermatologista, cada hora invento um cabelo diferente. Hoje em dia consigo assumir isso numa boa.”

Ator-mirim

“Era muito tímido no colégio, mas, quando fazia uma peça, me soltava. No Dia das Mães, era mais fácil ir para a frente de toda a escola e fazer um versinho falando sobre o amor de mãe do que dizer ‘eu te amo’ para ela. A minha maneira de comunicar era por meio de personagens. A filha da diretora da escola que eu estudava trabalhava na TV Itapoan, afiliada do SBT na Bahia na época. Ela me viu atuando e me levou para fazer alguns trabalhos na televisão. Foi assim que comecei em 1988. Sou um ator-mirim. Nos anos 80, cheguei a participar de concursos de lambada [risos].”

Patologia

“Tinha um colégio público em Salvador com ótimas aulas de teatro, mas só podia frequentar quem estudasse lá. Havia dois cursos: desenho industrial e patologia clínica. Como não sabia desenhar, falei que era apaixonado por patologia para poder estudar teatro, mas acabei exercendo a profissão por três anos, no interior da Bahia. Realizava exames de sangue e analisava no microscópio.”

Atuar

“É raro um ator com as minhas características ter oportunidades de viver personagens fora de estereótipos. O Foguinho [da novela Cobras & Lagartos] não foi escrito para mim, mas para o Matheus Nachtergaele. Quero poder experimentar coisas que não foram feitas para mim, isso me anima como ator. Às vezes, acho que não tenho mais o que interpretar e o personagem aparece, como o professor de violino do filme Tudo que Aprendemos Juntos. A idade está passando e vou começar a viver pai, avô…”

Racismo

“Não evito o tema, é importante falar. Não é um assunto só dos negros, as pessoas têm que estar juntas. No meu exercício como ator, entrevistador, escritor, sempre quero que mais pessoas escutem sobre o tema. Por isso, procuro falar de uma maneira acolhedora, mas têm textos e palestras minhas que não possuem esse tom. Às vezes, sou mais incisivo — em alguns momentos, isso é necessário. Uso todo o recurso — humor, piada, poesia. Queria ser a Shonda [Rhimes, roteirista de Grey’s Anatomy, Scandal e outros, que deu a atores negros papéis de protagonistas, sem estereótipos], é minha meta.”

Como trabalhar em casal

“Eu e a Taís aprendemos quando a gente tem que dar opinião ou não. Há horas que não tem que falar, mas dar abraço, apoio. E saber que tudo muda, a gente muda e por isso os contratos precisam ser refeitos. Não tem uma regra para o casamento funcionar, tem que estar sempre revendo. Isso é uma conquista e o que tem nos mantido há tanto tempo juntos e felizes. A gente ainda tem muito assunto, se fala o tempo todo por WhatsApp.”

+ sobre o tema

Nordeste está 10 anos atrás do Sudeste no ensino médio

Segundo o IBGE, desigualdade regional na educação é preocupante...

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Rapper angolano Malef ganha prémio em Festival Internacional de Hip Hop

O rapper Malef ganhou o prémio de melhor artista...

para lembrar

Copa na África: Delegação de Gana é recebida com festa em Soweto

A seleção de Gana parou neste domingo o bairro...

Pelé ganha camisa do Internacional com seu nome

Pelé ganha camisa do Internacional com seu nome. Rei...

Confusão faz Pelé ter duas datas de nascimento

Documentos do Rei do Futebol também trazem nome grafado...
spot_imgspot_img

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...
-+=