O calor tem cor e tem classe

O clima quente ao extremo expõe as injustiças climáticas, como racismo e aporofobia

Está calor? Sim. Para todo mundo de forma igual? Não. Quantos aparelhos de ar-condicionado ou umidificador de ar você tem em casa? Em SP, apenas 210 das 5.600 escolas da rede estadual possuem sistema de refrigeração (3,7%), segundo dados oficiais; em 12 escolas em Guarulhos as paredes e telhas são de chapa de aço, superaquecidas. Você trabalha ao ar livre sob o sol ou em lugares fechados sem proteção ao calor? Você tem descanso remunerado ou possui flexibilidade de horário?

Você utiliza um transporte de qualidade, confortável e refrigerado todos os dias? Na capital paulista a média de deslocamento pela cidade é de 2h26min; em 2023, a percepção de que os ônibus estão mais cheios chegou a 27%, maior índice registrado em cinco anos pela pesquisa da Rede Nossa São Paulo. Ilhas de calor em SP, agravadas pela poluição automobilística e pela distribuição desigual de mobilidade urbana impactam mais pessoas periféricas, revelou nesta semana estudo do Instituto Peregum.

Você mora perto de um parque para se refrescar? Há 11 anos, moradores do extremo sul da periferia de SP esperam pela regulamentação do Parque dos Búfalos, em uma disputa que envolve até ameaça de morte, revelou esta Folha. Ao menos outros quatro parques prometidos foram abandonados ou invadidos na periferia de SP, segundo o jornal Agora, em novembro de 2021. Quantas pessoas moram em sua casa por cômodo, e há circulação de ar em todos eles?

Você tem acesso a água potável em abundância? Populações negras de Belém e de Recife são as que mais sofrem de doenças transmitidas pela água (mais de 60% dos casos), revelou pesquisa do Instituto Pólis de 2022. Você ficará seguro no evento de chuvas extremas? Mesma pesquisa relevou que na capital paulista a proporção de pessoas negras em áreas passíveis de deslizamento é de 55%, concentradas nas periferias da cidade.

O calor extremo expõe ao sol as injustiças —racismo aporofobia— climáticas. Neste que é o verão mais frio do resto de nossas vidas, está calor para quem?

+ sobre o tema

Prazo para comprovar dados do Prouni termina nesta terça-feira

Termina nesta terça-feira (20) o prazo para que candidatos...

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo....

Não entraria em avião pilotado por cotista?

"Responda com sinceridade, leitor. Você entraria confortavelmente num avião...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade...

para lembrar

Um freio à precarização

Se escancarou mazelas socioeconômicas tão antigas quanto toleradas no...

ActionAid traça perfil das desigualdades de gênero e de raça no Brasil em novo relatório

Um novo estudo publicado pela ActionAid propõe um raio-x...
spot_imgspot_img

Quem cata suas latinhas é trabalhador?

Todo Carnaval tem seu fim. E com ele toneladas e mais toneladas de lixo... Não importa como você decidiu comemorar o seu Carnaval. Se decidiu cair na folia, lá...

Alagamentos aumentaram 57% na temporada passada de chuvas em São Paulo

A cidade de São Paulo teve um aumento na quantidade de alagamentos na temporada de chuvas entre novembro de 2022 e abril do ano passado. Segundo...

Desigualdade aumentou em 2023, diz relatório do Banco Mundial

Em torno de 700 milhões de pessoas sobrevivem com menos de US$ 2,15 (R$ 10,50) por dia. São os mais pobres entre os pobres...
-+=