Guest Post »

Plano de aula: Viajando pela África através de Brincadeiras Infanto-Juvenis

Este é um plano de aula vencedor do I Concurso de Planos de Aula do Portal Geledés, aplicando a Lei 10.639/03

 

Plano de aula: Viajando pela África através de Brincadeiras Infanto-Juvenis

Pixabay

Professora: Carmem Dolores Alves

Escola:  Municipal Educador Paulo Freire
Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia e Artes     Turma: 5º ano C
Cidade: Recife          Estado: Pernambuco
Componente Curricular: A LEI 10.639/2003

OBJETIVO: Promover uma reflexão acerca da África através de intercâmbio literário entre os estudantes da Escola Municipal Educador Paulo Freire (Brasil) e a Escola Tutune, da República Democrática de São Tomé e Príncipe (África).

CONTEÚDOS:

Continente Africano;

Aspectos socioeconômicos e culturais da República Democrática de São Tomé e Príncipe;

Leitura do texto narrativo africano NDULE NDULE

Noções básicas dos conceitos de Inferência e Intertextualidade;

Produção textual a partir da releitura do referido texto narrativo africano.

METODOLOGIA: 

Aplicação de atividades dentro de uma perspectiva transdisciplinar, que contempla vivências de leitura, releitura, produção textual, utilização de mapas geográficos, desenhos e pinturas. O que favorece ao desenvolvimento da produção textual de leitores iniciantes e ao trabalho coletivo entre professores e estudantes, a partir da seguinte sequência didática proposta:

I – Roda de leitura: os estudantes em um grande círculo dirigidos pela professora para uma leitura coletiva, sequencial, da obra literária NDULE NDULE.

A obra literária NDULE NDULE – assim brincam as crianças africanas, de Rogério Andrade Barbosa. Cujo conteúdo assinala as brincadeiras das crianças africanas em países como Quênia, África do Sul, Congo, Nigéria, Senegal e Botswana, que partilham com outras crianças de qualquer lugar do mundo, o prazer de correr, pular, jogar, imaginar, cantar e se divertir. Assim, compreender como brincam as crianças africanas é uma oportunidade de promover uma aproximação simbólica entre nossos estudantes e o continente africano.

NDULE NDULE
NDULE NDULE

Clique aqui para o preço do livro

II – Promoção de atividades, em grupo, de localização geográfica no mapa do continente africano dos países citados na obra NDULE NDULE – assim brincam as crianças africanas, seguida de pintura da ilustração desses países, e de São Tomé e Príncipe já conhecido pelo grupo, através da realização de outra atividade.

III – Releitura da obra NDULE NDULE – assim brincam as crianças africanas, seguida de uma produção textual individual, a partir dessa releitura, onde os estudantes do 5º ano C destacaram as brincadeiras vivenciadas pelas crianças africanas  e grupo em suas comunidades.

IV- Atividade realizada na quadra da escola com a cooperação do professor de capoeira, para vivência de brincadeiras apresentadas na leitura do referido livro. Obedecendo a seguinte sequência: divisão do alunado em seis grupos e uma dupla, para reproduzir as brincadeiras sugeridas, com direito a revezamento desses grupos: 1ª grupo – MAMBA brincadeira da África do Sul, 2º grupo – KAMESHI NE MPUKU brincadeira do Congo, 3º grupo – AMBUTAN brincadeira da Nigéria, 4º uma dupla – RYEMBALAY brincadeira do  Senegal, 5º grupo – NTSA E WOTSWANG LE LESAPO brincadeira da Botswana, 6º MWINDAJI NA SWALA brincadeira da Tanzânia) e o 7º grupo NDULE NDULE brincadeira  de Guiné-Bissau.  

V- Promoção de um intercâmbio dessa produção textual individual entre estudantes da Escola Municipal Educador Paulo Freire (Brasil) e da Escola Tutune (República Democrática de São Tomé e Príncipe). Os textos serão enviados para o Ministério da Educação e Cultura e Formação onde serão encaminhados para referida escola, conforme contato já entalecido anteriormente.  Posteriormente nossos estudantes receberam textos produzidos pelas crianças relatando as brincadeiras típicas desse país.

VI – Trabalho de pesquisa, (tarefa de casa) com apresentação posterior sobre os países africanos destacando: localização e cultura dos seguintes países: África do Sul, Congo, Nigéria, Senegal, Botswana, Tanzânia, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

 

 AVALIAÇÃO

 

A avaliação acontecerá durante as vivências realizadas em sala de aula;

Validar o cumprimento dos objetivos quanto à produção textual;

Analisar os resultados do intercâmbio  literário entre os estudantes das Escolas Municipal Educador Paulo Freire (Brasil) e  Tutune ( São Tomé e Príncipe);

Sublinhar os impactos educacionais, ou seja, os resultados positivos quanto à aquisição das competências e desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita;

Analisar as resultantes do processo de releitura sobre a África, assinalando as mudanças  quanto à desconstrução de estereótipos negativos e  subsequente construção de uma imagem positiva dos valores africanos.

 

África do Sul

África do Sul001 África do Sul002 África do Sul003 África do Sul004 África do Sul005 África do Sul006 África do Sul007 África do Sul008 África do Sul009 África do Sul010 África do Sul011 África do Sul012 África do Sul013 África do Sul014 África do Sul015 África do Sul016 África do Sul017 África do Sul018 África do Sul019 África do Sul020 África do Sul021 África do Sul022 África do Sul023 África do Sul024 África do Sul025 África do Sul026 África do Sul027 África do Sul028 África do Sul029 África do Sul030 África do Sul031 África do Sul032 África do Sul033 África do Sul034 África do Sul035 África do Sul036 South Africa Mandela África do Sul038 África do Sul039

 

 

 


Congo

Congo001 Congo002 Congo003 Congo004 Congo005 Congo006 Congo007 Congo008 Congo009 Congo010 Congo011 Congo012 Congo013 Congo014 Congo015 Congo016

 

 


 

 

Nigéria

Nigéria011
Escolas Flutuantes

Nigéria001 Nigéria002 Nigéria003 Nigéria004 Nigéria005 Nigéria006 Nigéria007 Nigéria008 Nigéria009 Nigéria010 Nigéria012 Nigéria013 Nigéria014 Nigéria015 Nigéria016 Nigéria017 Nigéria018

 

 


 

Senegal

Senegal001 Senegal002 Senegal003 Senegal004 Senegal005 Senegal006 Senegal007 Untitled (Boy with Cattle #1 ) Senegal009 Senegal010 Senegal011 Senegal012 Senegal013 Senegal014 Senegal015 Senegal016 Senegal017 Senegal018 Senegal019 Senegal020 Untitled (Boy with Cattle #2 ) Senegal022 Senegal023 Atlantic Coast of Senegambia, Senegal fisherman, overfishing, Senegal025 Senegal026 Senegal027 Senegal028 Senegal029 Senegal030 Senegal031 Senegal032 Senegal033 Senegal034

 

 

 


 

Botswana

Botswana001 Botswana002 Botswana003 Botswana004 Botswana005 Botswana006 Botswana007 Botswana008 Botswana009 Botswana010 Botswana011 Botswana012 Botswana013 Botswana014 Botswana015 Botswana016 Botswana017 Botswana heavy metal ironwarlock Botswana019 Botswana020

 

 


 

Tanzânia

Tanzânia001 Tanzânia002 Tanzânia003 Tanzânia004 Tanzânia005 Tanzânia006 Tanzânia007 Tanzânia008 Tanzânia009 Tanzânia010 Tanzânia011 Tanzânia012 Tanzânia013 Tanzânia014 Tanzânia015 Tanzânia016 Tanzânia017 Tanzânia018 Tanzânia019 Tanzânia020 Tanzânia021 Tanzânia022 Tanzânia023 Tanzânia024 Tanzânia025 Tanzânia026

 

 


 

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau027 Guiné-Bissau028 Guiné-Bissau029 Guiné-Bissau030 Guiné-Bissau031 Guiné-Bissau032 Guiné-Bissau033 Guiné-Bissau034 Guiné-Bissau035 Guiné-Bissau036 Guiné-Bissau037 Guiné-Bissau038 Guiné-Bissau039 Guiné-Bissau040 Guiné-Bissau041 Guiné-Bissau042 Guiné-Bissau043 Guiné-Bissau044 Guiné-Bissau045 Guiné-Bissau046 Guiné-Bissau047 Guiné-Bissau048 Guiné-Bissau049 Guiné-Bissau050 Guiné-Bissau051 Guiné-Bissau052 Guiné-Bissau053


São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe001 São Tomé e Príncipe002 São Tomé e Príncipe003 São Tomé e Príncipe004 São Tomé e Príncipe005 São Tomé e Príncipe006 São Tomé e Príncipe007 São Tomé e Príncipe008 São Tomé e Príncipe009 São Tomé e Príncipe010 São Tomé e Príncipe011 São Tomé e Príncipe012 São Tomé e Príncipe013 São Tomé e Príncipe014 São Tomé e Príncipe015 São Tomé e Príncipe016 São Tomé e Príncipe017 São Tomé e Príncipe018 São Tomé e Príncipe019 São Tomé e Príncipe020 São Tomé e Príncipe021 São Tomé e Príncipe022 São Tomé e Príncipe023

 

Related posts