terça-feira, novembro 30, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasCapital pernambucana inicia campanha permanente ''Recife de Coração Aberto para a Igualdade''

Capital pernambucana inicia campanha permanente ”Recife de Coração Aberto para a Igualdade”

Ação visa abordar a temática racial de forma lúdica e afirmativa

Do JC Online

Para sensibilizar a população no exercício da cidadania através da denúncia ao racismo, a capital pernambucana apresenta a campanha permanente “Recife de Coração Aberto para a Igualdade”. Idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a ação acontece juntamente com o Programa de Combate ao Racismo Institucional da Gerência de Igualdade Racial.

Com o objetivo de abordar a temática racial de forma lúdica e afirmativa, dois ícones de afirmação da identidade recifense estão sendo homenageados, são eles: o escritor Solano Trindade e a legendária Mãe Badia – a Senhora dos Carnavais.

O racismo institucional é definido como “o fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica. Ele se manifesta em normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes do preconceito racial, uma atitude que combina estereótipos racistas, falta de atenção e ignorância.”

Sendo assim, vale lembrar que se você for vítima de racismo disque 100 e não se esqueça de ir à delegacia mais próxima registrar o Boletim de Ocorrência. Caso a agressão seja de cunho institucional denuncie através da Ouvidoria Geral do Município do Recife pelo telefone 08002810040.

RELATED ARTICLES