IX Circuito de Teatro em Português

01 a 21 de Novembro de 2014

Em São Paulo e demais localidades: Arujá, Cubatão, Diadema, Jacareí, Mauá, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Santo André, e São Caetano do Sul.

Guest Post para o Portal Geledés

Celebrar e debater a Língua Portuguesa!

O Circuito de Teatro em Português é um projeto de intercâmbio teatral dos países de língua oficial Portuguesa que reúne anualmente no Brasil companhias de teatro de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este ano, estarão presentes no Circuito: 4 grupos portugueses, 4 coletivos brasileiros, uma companhia de cada um dos países africanos de expressão portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), e um grupo de Timor Leste. Das peças apresentadas, duas são co-produções entre companhias de diferentes países lusófonos e cujas relações começaram no âmbito do Circuito de Teatro em Português. No total serão mais de 40 apresentações a realizar no estado de São Paulo. Para além dos espetáculos, o Circuito propõe workshops, seminários e debates com o público. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Da programação de 2014 destacamos ainda a celebração dos 800 anos da língua portuguesa, que assinalamos durante a cerimónia de abertura e durante o Seminário sobre Intercâmbio Teatral. Neste Seminário debateremos o fazer teatral nos vários países lusófonos, bem como projetos de circulação e colaboração entre companhias de países de língua oficial portuguesa.

E porque o Circuito de Teatro em Português se realiza durante o Mês da Consciência Negra, sublinhamos, por fim, a realização de mais um ano de atividades do Projeto Raízes. Através deste projeto procuramos aprofundar conhecimentos sobre e estreitar relações especificamente com os países africanos de língua oficial portuguesa. O programa do Projeto Raízes, integrado no IX Circuito de Teatro em Português, inclui espetáculos por companhias dos países africanos de língua oficial portuguesa, debates com o público, e seminários sobre a cultura e, em particular, o teatro desses países.

CTP2014_imagem_media_baixa

 Detalhes da programação 

São Paulo: Espetáculos

01/11, 21h, Teatro João Caetano: “Pessoas Perfeitas” — Grupo Satyros, São Paulo, Brasil.

02/11, 17h, Praça de São Bento: “Os Retirantes” (espetáculo de rua) — Grupo Teatro Identidade, Mato Grosso do Sul, Brasil.

02/11, 19h, Teatro João Caetano: “Os Sapatos que Deixei pelo Caminho” – Teatro Kaos, Cubatão, Brasil.

03/11, 21h, Teatro João Caetano: Espetáculo de dança — Grupo Netos de Bandim, Guiné-Bissau.

04/11, 21h, Teatro João Caetano: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

05/11, 21h, Teatro João Caetano: “A Nova Aragem” (co-produção) — Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique / Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

06/11, 21h, Teatro João Caetano: “A Maior Flor e Outras Histórias de José” — Grupo Teatro Art’imagem, de Porto, Portugal.

07/11, 21h, Teatro João Caetano: “As Formigas” — Núcleo de Teatro da Fundação Sindika Dokolo, Luanda, Angola.

08/11, 16h, Teatro João Caetano: “Patinho Feio” (teatro infantil) — Grupo Jangada, Lousada, Portugal.

08/11, 21h, Teatro João Caetano: “Medo Azul” — Companhia Quinta Parede, Porto, Portugal.

09/11, 17h, Praça Patriarca: “Deus lhe dê em  Dobro” (espetáculo de rua) — Grupo Dragão7, São Paulo, Brasil.

09/11, 19h, Teatro João Caetano: “Conversas Começadas” (co-produção) – Cacau Teatro, S. Tomé, S. Tomé e Príncipe/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

17/11, 19h30, CEU Meninos: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

 

 

São Paulo: Seminários e Oficinas

03/11, 15h, Auditório Professora Ana Sintra do MinC (Alameda Nothmann 1058, Campos Elíseos): Seminário sobre Intercâmbio Teatral.

10/11, 19h, Auditório Professora Ana Sintra do MinC (Alameda Nothmann 1058, Campos Elíseos): Seminário Raízes.

17/11: São Paulo, CEU MENINOS: Oficina de dança – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique.

 

ABC Paulista, Interior, e Litoral

(confirmar horários e locais de apresentação em: http://circuitodeteatroportugues.com.br/)

01/11: São José dos Campos: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

02/11: Jacareí: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

04/11: São Caetano do Sul: “Patinho Feio” (teatro infantil) — Grupo Jangada, Lousada, Portugal.

05/11: São José dos Campos: “A Maior Flor e Outras Histórias de José” — Grupo Teatro Art’imagem, de Porto, Portugal.

06/11: Mauá, 19h: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

07/11: Santo André, 19h: “Conversas começadas” (co-produção) — Grupo Cacau, São Tomé e Príncipe/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

07/11: São José dos Campos, 18h: “Medo Azul” — Companhia Quinta Parede, Porto, Portugal.

08/11: São José dos Campos, 20h: “A Maior Flor e Outras Histórias de José” — Grupo Teatro Art’imagem, de Porto, Portugal.

08/11: Santo André, 21h: “Deus lhe dê em  Dobro” (espetáculo de rua) — Grupo Dragão7, São Paulo, Brasil.

11/11: Mauá, 19h: “Conversas começadas” (co-produção) — Grupo Cacau, São Tomé e Príncipe/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

12/11: Arujá, 20h: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

12/11: São Caetano do Sul, 20h30: “As Formigas” — Núcleo de Teatro da Fundação Sindika Dokolo, Luanda, Angola.

13/11: Cubatão, 20h: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

14/11: Cubatão, 20h: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

18/11: Diadema, 19h30: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

19/11: Diadema, 19h30: “Deus lhe dê em  Dobro” (espetáculo de rua) — Grupo Dragão7, São Paulo, Brasil.

20/11: Diadema, 20h30: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

 

Mais informações: http://circuitodeteatroportugues.com.br/

Sobre o projeto

O Circuito de Teatro em Português é organizado anualmente, desde 2003, completando este ano a sua 9ª edição. Neste projeto, o teatro é o ponto de partida para buscar o reconhecimento das diferenças e igualdades culturais entre estes países e encorajar o estreitamento das relações artísticas. Em particular, procuramos fomentar a cooperação entre artistas e grupos de teatro dos países de língua portuguesa, concretizada em co-produções e no apoio mutuo à circulação transnacional entre países de língua oficial portuguesa. O Circuito procura ser um espaço de abertura de mercados transnacionais a artistas brasileiros. Através do Circuito de Teatro em Português, companhias e criadores nacionais têm estabelecido contatos e parcerias de circulação com companhias de teatro e se apresentado em festivais e mostras noutros países de língua oficial portuguesa.

O contato entre artistas lusófonos e os espectadores brasileiros é outro dos principais objetivos do Circuito de Teatro em Português. Com efeito, todo o formato do projeto foi pensado para descentralizar as atividades culturais da cidade de São Paulo, fazendo um circuito simultâneo por cidades do ABC paulista, litoral e interior, e outros Estados, realizando seminários espetáculos, debates e workshops que serão abertos ao público gratuitamente.

Sobre o Dragão 7

O Grupo Dragão7 desenvolve há 26 anos um trabalho de formação e informação no teatro Paulista, realizando espetáculos, oficinas e workshops. Sua estrutura é de atores profissionais, que têm participado em importantes projetos teatro nacional e internacional, do cinema, televisão e dublagem.

Para além do Circuito de Teatro em Português, o Dragão 7 promove o agenciamento de artistas brasileiros para participar vários festivais de teatro em Portugal: Fazer a Festa, Festival de Teatro Cómico da Maia, e Ciclo de Teatro Brasileiro em Arcos de Valdevez (que teve origem nas atividades de intercâmbio do Dragão 7). A circulação de artistas falantes de português, em particular através do Circuito de Teatro em Português, encorajaram ainda criação do Cena Contemporânea de Matosinhos em Português, que terá a sua primeira edição em Setembro em 2014.

Mais detalhes sobre o Dragão 7 em: http://www.dragao7.com.br/

Para mais informações e esclarecimentos, contatar:

Rita M. Rufino Valente

(011) 951578290

[email protected]

 

Site:

www.circuitodeteatroportuques.com.br

www.dragao7.com.br

+ sobre o tema

África vai ser o motor do crescimento mundia

Previsão é do primeiro-ministro japonês, para as próximas décadas...

Hip-Hop: Livro #PoucasPalavras será lançado na próxima terça

Na próxima terça-feira (19), o Sesc São Carlos...

Caribe, África e integración – Por: Jesús Chucho García

ALAI AMLATINA, 15/07/2013.- El espacio Caribe desde el...

para lembrar

O colonialismo liberal europeu mostra a sua face contra a Argentina

É o cúmulo do absurdo que o Parlamento Europeu,...

Em dia histórico, Carolina do Sul nomeia seu primeiro senador negro

Pela primeira vez na história da Carolina do Sul,...

Socialistas querem que Hollande enfrente Merkel

Em um documento de 21 páginas coordenado pelo...

Reino Unido vai bloquear acesso à pornografia

Medida pretende impedir que crianças acessem conteúdo inadequado...
spot_imgspot_img

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

O Brasil esteve aqui

Eu entendo de diplomacias tanto quanto entendo de dirigir um carro: sei as bases, mas não me meto a explicar ou fazê-lo. Nunca fiz...

Racismo, e não classe social, é principal fator de desigualdade para brasileiros

O Brasil é racista. As pessoas pretas são as que mais sofrem racismo. A polícia trata de forma diferente negros e brancos. Essas três...
-+=