IX Circuito de Teatro em Português

01 a 21 de Novembro de 2014

Em São Paulo e demais localidades: Arujá, Cubatão, Diadema, Jacareí, Mauá, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Santo André, e São Caetano do Sul.

Guest Post para o Portal Geledés

Celebrar e debater a Língua Portuguesa!

O Circuito de Teatro em Português é um projeto de intercâmbio teatral dos países de língua oficial Portuguesa que reúne anualmente no Brasil companhias de teatro de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este ano, estarão presentes no Circuito: 4 grupos portugueses, 4 coletivos brasileiros, uma companhia de cada um dos países africanos de expressão portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), e um grupo de Timor Leste. Das peças apresentadas, duas são co-produções entre companhias de diferentes países lusófonos e cujas relações começaram no âmbito do Circuito de Teatro em Português. No total serão mais de 40 apresentações a realizar no estado de São Paulo. Para além dos espetáculos, o Circuito propõe workshops, seminários e debates com o público. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Da programação de 2014 destacamos ainda a celebração dos 800 anos da língua portuguesa, que assinalamos durante a cerimónia de abertura e durante o Seminário sobre Intercâmbio Teatral. Neste Seminário debateremos o fazer teatral nos vários países lusófonos, bem como projetos de circulação e colaboração entre companhias de países de língua oficial portuguesa.

E porque o Circuito de Teatro em Português se realiza durante o Mês da Consciência Negra, sublinhamos, por fim, a realização de mais um ano de atividades do Projeto Raízes. Através deste projeto procuramos aprofundar conhecimentos sobre e estreitar relações especificamente com os países africanos de língua oficial portuguesa. O programa do Projeto Raízes, integrado no IX Circuito de Teatro em Português, inclui espetáculos por companhias dos países africanos de língua oficial portuguesa, debates com o público, e seminários sobre a cultura e, em particular, o teatro desses países.

CTP2014_imagem_media_baixa

 Detalhes da programação 

São Paulo: Espetáculos

01/11, 21h, Teatro João Caetano: “Pessoas Perfeitas” — Grupo Satyros, São Paulo, Brasil.

02/11, 17h, Praça de São Bento: “Os Retirantes” (espetáculo de rua) — Grupo Teatro Identidade, Mato Grosso do Sul, Brasil.

02/11, 19h, Teatro João Caetano: “Os Sapatos que Deixei pelo Caminho” – Teatro Kaos, Cubatão, Brasil.

03/11, 21h, Teatro João Caetano: Espetáculo de dança — Grupo Netos de Bandim, Guiné-Bissau.

04/11, 21h, Teatro João Caetano: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

05/11, 21h, Teatro João Caetano: “A Nova Aragem” (co-produção) — Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique / Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

06/11, 21h, Teatro João Caetano: “A Maior Flor e Outras Histórias de José” — Grupo Teatro Art’imagem, de Porto, Portugal.

07/11, 21h, Teatro João Caetano: “As Formigas” — Núcleo de Teatro da Fundação Sindika Dokolo, Luanda, Angola.

08/11, 16h, Teatro João Caetano: “Patinho Feio” (teatro infantil) — Grupo Jangada, Lousada, Portugal.

08/11, 21h, Teatro João Caetano: “Medo Azul” — Companhia Quinta Parede, Porto, Portugal.

09/11, 17h, Praça Patriarca: “Deus lhe dê em  Dobro” (espetáculo de rua) — Grupo Dragão7, São Paulo, Brasil.

09/11, 19h, Teatro João Caetano: “Conversas Começadas” (co-produção) – Cacau Teatro, S. Tomé, S. Tomé e Príncipe/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

17/11, 19h30, CEU Meninos: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

 

 

São Paulo: Seminários e Oficinas

03/11, 15h, Auditório Professora Ana Sintra do MinC (Alameda Nothmann 1058, Campos Elíseos): Seminário sobre Intercâmbio Teatral.

10/11, 19h, Auditório Professora Ana Sintra do MinC (Alameda Nothmann 1058, Campos Elíseos): Seminário Raízes.

17/11: São Paulo, CEU MENINOS: Oficina de dança – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique.

 

ABC Paulista, Interior, e Litoral

(confirmar horários e locais de apresentação em: http://circuitodeteatroportugues.com.br/)

01/11: São José dos Campos: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

02/11: Jacareí: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

04/11: São Caetano do Sul: “Patinho Feio” (teatro infantil) — Grupo Jangada, Lousada, Portugal.

05/11: São José dos Campos: “A Maior Flor e Outras Histórias de José” — Grupo Teatro Art’imagem, de Porto, Portugal.

06/11: Mauá, 19h: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

07/11: Santo André, 19h: “Conversas começadas” (co-produção) — Grupo Cacau, São Tomé e Príncipe/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

07/11: São José dos Campos, 18h: “Medo Azul” — Companhia Quinta Parede, Porto, Portugal.

08/11: São José dos Campos, 20h: “A Maior Flor e Outras Histórias de José” — Grupo Teatro Art’imagem, de Porto, Portugal.

08/11: Santo André, 21h: “Deus lhe dê em  Dobro” (espetáculo de rua) — Grupo Dragão7, São Paulo, Brasil.

11/11: Mauá, 19h: “Conversas começadas” (co-produção) — Grupo Cacau, São Tomé e Príncipe/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

12/11: Arujá, 20h: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

12/11: São Caetano do Sul, 20h30: “As Formigas” — Núcleo de Teatro da Fundação Sindika Dokolo, Luanda, Angola.

13/11: Cubatão, 20h: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

14/11: Cubatão, 20h: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

18/11: Diadema, 19h30: “Esquizofrenia” — Grupo Craq´Otchod, Mindelo, Cabo Verde.

19/11: Diadema, 19h30: “Deus lhe dê em  Dobro” (espetáculo de rua) — Grupo Dragão7, São Paulo, Brasil.

20/11: Diadema, 20h30: “A Nova Aragem” (co-produção) – Grupo Lareira Artes, Maputo, Moçambique/ Chão de Oliva, Sintra, Portugal.

 

Mais informações: http://circuitodeteatroportugues.com.br/

Sobre o projeto

O Circuito de Teatro em Português é organizado anualmente, desde 2003, completando este ano a sua 9ª edição. Neste projeto, o teatro é o ponto de partida para buscar o reconhecimento das diferenças e igualdades culturais entre estes países e encorajar o estreitamento das relações artísticas. Em particular, procuramos fomentar a cooperação entre artistas e grupos de teatro dos países de língua portuguesa, concretizada em co-produções e no apoio mutuo à circulação transnacional entre países de língua oficial portuguesa. O Circuito procura ser um espaço de abertura de mercados transnacionais a artistas brasileiros. Através do Circuito de Teatro em Português, companhias e criadores nacionais têm estabelecido contatos e parcerias de circulação com companhias de teatro e se apresentado em festivais e mostras noutros países de língua oficial portuguesa.

O contato entre artistas lusófonos e os espectadores brasileiros é outro dos principais objetivos do Circuito de Teatro em Português. Com efeito, todo o formato do projeto foi pensado para descentralizar as atividades culturais da cidade de São Paulo, fazendo um circuito simultâneo por cidades do ABC paulista, litoral e interior, e outros Estados, realizando seminários espetáculos, debates e workshops que serão abertos ao público gratuitamente.

Sobre o Dragão 7

O Grupo Dragão7 desenvolve há 26 anos um trabalho de formação e informação no teatro Paulista, realizando espetáculos, oficinas e workshops. Sua estrutura é de atores profissionais, que têm participado em importantes projetos teatro nacional e internacional, do cinema, televisão e dublagem.

Para além do Circuito de Teatro em Português, o Dragão 7 promove o agenciamento de artistas brasileiros para participar vários festivais de teatro em Portugal: Fazer a Festa, Festival de Teatro Cómico da Maia, e Ciclo de Teatro Brasileiro em Arcos de Valdevez (que teve origem nas atividades de intercâmbio do Dragão 7). A circulação de artistas falantes de português, em particular através do Circuito de Teatro em Português, encorajaram ainda criação do Cena Contemporânea de Matosinhos em Português, que terá a sua primeira edição em Setembro em 2014.

Mais detalhes sobre o Dragão 7 em: http://www.dragao7.com.br/

Para mais informações e esclarecimentos, contatar:

Rita M. Rufino Valente

(011) 951578290

rita.m.r.valente@gmail.com

 

Site:

www.circuitodeteatroportuques.com.br

www.dragao7.com.br

-+=
Sair da versão mobile