Livro de introdução ao pensamento feminista negro tem download gratuito na Amazon

Enviado por / FonteCafé História

Organizado por seis pesquisadoras, a obra oferece acesso livre às reflexões do curso realizado pela Boitempo, com participação de pensadoras de destaque internacional.

O livro “Introdução ao Pensamento Feminista Negro”, organizado por Rosane Borges, Juliana Borges, Nubia Regina Moreira, Stephanie Borges, Raquel Barreto e Evilânia Santos, agora está disponível para download gratuito na Amazon Brasil. A obra, que reúne reflexões e ensaios de pensadoras renomadas no campo das humanidades, pode ser lida em diversos dispositivos digitais, permitindo o acesso facilitado ao conteúdo para um público ainda mais amplo.



A publicação é resultado do curso “Introdução ao Pensamento Feminista Negro”, idealizado pela Boitempo em conjunto com o ciclo de debates “Por um Feminismo para os 99%”, realizado entre março e abril de 2022. O evento contou com a participação de 24 intelectuais, ativistas e comunicadoras de cinco nacionalidades, incluindo nomes de destaque como Cinzia Arruzza, Helena Silvestre, Judith Butler, Patricia Hill Collins, Silvia Federici, Sonia Guajajara e Tithi Bhattacharya. Durante o curso, foram discutidas as obras de autoras centrais do pensamento feminista negro, como Angela Davis, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Michelle Alexander, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo.

Todo o conteúdo do curso, incluindo os debates e aulas, está disponível gratuitamente na TV Boitempo, o canal do YouTube da editora, e também pode ser acessado em formato de podcast pelo Grifa Podcast. Os textos que compõem o livro foram elaborados pelas professoras do curso, inspirados pela experiência das aulas e pelos debates profundos realizados ao longo do evento.

Essa iniciativa foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc e contou com o apoio de diversos veículos e organizações, como a Revista Quatro Cinco Um, Le Monde Diplomatique Brasil, Brasil de Fato, Outras Palavras, Rede Brasil Atual, Rádio Brasil Atual, TVT, Hysteria, Grifa Podcast e Preta, Nerd & Burning Hell. A disponibilização gratuita do livro reforça o compromisso da Boitempo e das organizadoras em promover o acesso ao conhecimento e à discussão sobre o feminismo negro.

+ sobre o tema

“Serendipidades”, A força histórica na construção literária de Ana Maria Gonçalves

Ana Maria Gonçalves (Foto: Brenda Lígia) Serendipidade: A faculdade ou...

Câncer de pênis faz mais de mil homens amputar órgão por ano

Cerca de mil brasileiros são submetidos a amputação do...

Machistas anônimos

acabo de fundar o MA, o Machistas Anônimos, alternativa terapêutica...

para lembrar

O feminismo Good vibe: a branquitude racista que precisa do aval de homem branco

O Brasil mesmo sendo o país de maioria negra,...

As fontes ornamentais, o feng shui, a política e a democracia

Desconfiai de gente muito áspera e dura que nunca...
spot_imgspot_img

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...

Mês da mulher traz notícias de violência e desigualdade

É março, mês da mulher, e as notícias são as piores possíveis. Ainda ontem, a Rede de Observatórios de Segurança informou que, por dia,...
-+=