Guest Post »

Os 10 posts mais lidos em 2014 no Portal Geledés

Olá, sabemos que ainda não é o último dia do ano, mas fizemos um levantamento dos posts mais lidos em 2014 tomando por base a quantidade de visualizações da matéria pelo Google Analytics e selecionamos as 10 mais acessadas dentro do Portal Geledés

O Portal Geledés agradece todos os acessos mas  nossos desejos é que durante o ano de 2015 tenhamos muito menos casos de Homícidio de Jovens Negros,de Violência Contra Mulher,de Intolerância Religiosa, de Racismo e Preconceito e Sexismo e Machismo

abordagem racista

1- Pai compra tênis à vista para os filhos, é tratado como ladrão e dá uma aula de resistência negra para a PM 

As cenas de racismo explícito que vemos nos vídeo nos indigna. Mas a reação do pai à abordagem dos policiais que praticam racismo institucional como das pessoas que assistiram-na, dá-nos algum alento.  Tanto as vítimas como as pessoas ao redor dão nome aos bois. Há um dado momento que um coro grita uníssono: preconceito! Preconceito! Preconceito!

mulher-vitima-violencia-domestica-foto-diaria-timelapse-chocante

2 –Esta mulher fotografou-se todos os dias durante um ano. O final nos deixa sem palavras

Esta mulher tirou uma fotografia de si própria todos os dias durante um ano. Este vídeo tem uma mensagem surpreendente. Vale a pena assistir e descobrir qual é.
colar

3 –  Justiça Federal define que cultos afro-brasileiros, como a umbanda e candomblé, não são religião 

A Justiça Federal no Rio de Janeiro emitiu uma sentença na qual considera que os cultos afro-brasileiros não constituem religião e que “manifestações religiosas não contêm traços necessários de uma religião”.

fundacao-casa3

4 – Interno da Fundação Casa é finalista de concurso nacional de poemas

Jovem de 17 anos cumpre medida por tráfico; é sua terceira passagem.
Ele disputará a final com 37 alunos de escolas públicas de todo o país.

eliane_brum

5 – Rolezinhos: O que estes jovens estão “roubando” da classe média brasileira – por Eliane Brum 

Os novos “vândalos” do Brasil

O rolezinho, a novidade deste Natal, mostra que, quando a juventude pobre e negra das periferias de São Paulo ocupa os shoppings anunciando que quer fazer parte da festa do consumo, a resposta é a de sempre: criminalização. Mas o que estes jovens estão, de fato, “roubando” da classe média brasileira?

menino-guerra-síria-200x144

6 – “Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

No último mês a agência EFE informou que mais de 150 mil pessoas morreram desde o início da guerra que assola a Síria a cerca de três anos. Em meio a essa situação desoladora, um menino de 3 anos de idade chamou a atenção do mundo todo quando, pouco antes de morrer, afirmou que “contaria a Deus” sobre a guerra quando morresse.

white-people-1

7 – 17 frases ridículas que pessoas negras estão acostumadas a ouvir ditas às pessoas brancas 

Quanto a gente inverte as coisas o a racismo fica mais evidente.

Família de Albino Postali e Rosa Frizera Postali_ Caxias do Sul _ 1911_ Foto de Primo Postal

8 – Os cotistas desagradecidos

A incoerência é típica dos desagradecidos. É o auge da hipocrisia individualista, o que há de mais nojento no ser humano. A cena patética de cuspir no prato e enfumaçar a história.

sexo-e-as-nega

9 – Vem aí na Globo: mais uma série para colocar as negras em seu devido lugar

No lugar das mulheres profissionalmente bem sucedidas da série original, a versão brasileira terá uma camareira, uma cozinheira, uma operária e uma costureira.

machismo

10 – 12 músicas que são extremamente machistas e que você canta sem perceber

Você já notou, no seu dia a dia, que algumas músicas famosas — e que grudam na cabeça feito chiclete –, reproduzem discursos machistas?

 

 

Related posts