Categories: Sem categoria

ACP se posiciona contra feriado da Consciência Negra em Curitiba

A Associação Comercial do Paraná vai tentar reverter na Justiça a promulgação da lei que estabelece o dia 20 de novembro como feriado municipal em Curitiba. Conforme a lei, nesta data a cidade vai comemorar o Dia da Consciência Negra.

A iniciativa da ACP foi divulgada nesta terça-feira (15). Conforme a nota, assinada pelo presidente da entidade, Edson José Ramon, a instauração do feriado traria prejuízos ao comércio local.

A entidade também afirma ser a favor da promoção de eventos culturais que lembrem a data. Para a ACP, o problema está em paralisar o comércio nesse dia.

Ao G1, Ramon afirmou que o prejuízo causado pelo feriado chega a R$ 160 milhões. O cálculo é feito com base no Produto Interno Bruto do município, dividido pelo número de dias do ano. Segundo ele, muitas pessoas podem emendar os feriados dos dias 15 de novembro, quando é comemorada a Proclamação da República, com o dia 20.

Ele diz ainda que eventos em memória a Zumbi dos Palmares, homenageado no dia 20 de novembro, seriam mais úteis à memória da cultura nacional. “Nós achamos que, para que haja uma justa homenagem, na Consciencia Negra, o mais eficaz seria fazer uma homenagem com atos cívicos, lembrando Zumbi dos Palmares”, afirma.

Para o presidente da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap), Jaime Tadeu da Silva, é lamentável a atitude da ACP. Ele diz que os negros lutam há vários anos para conseguir o reconhecimento pelo trabalho que realizaram na construção do Brasil. “Nós comemoramos o dia de Tiradentes, em 21 de abril. Você conhece alguma data em que é comemorado o dia de algum líder negro?”, questiona.

Silva acredita que os prejuízos alegados pela ACP não devem ser tão grandes para o comércio da cidade. “Na minha avaliação, mais um feriado não atrapalha. Você pode até incentivar a questão cultural. Abriria outro espaço, como o Carnaval. Isso movimenta as atividades culturais”, avalia.

Fonte: G1

Share

Recent Posts