Entretenimento

Clube de leitura Eremim: para crianças e para crianças grandes, com Heloisa Pires Lima e Luiz Lira

Esse clube de leitura é dedicado a literatura infantil e infantojuvenil, aberto para todas as idades, principalmente para as crianças. Um local para ler em voz alta, conversar sobre o livro escolhido e além de explorar o universo lúdico e/ou da imaginação. Com o objetivo de incentivar à leitura, através da construção de narrativas contracoloniais, por meio da valorização de histórias afro-brasileiras, afro-pindorâmicas e africanas. Serão 04 encontros, uma vez ao mês – de agosto a novembro – com a curadoria e mediação da escritora e antropóloga Heloisa Pires Lima, que trará a cada encontro a participação de pessoas especiais convidadas. No mês de agosto teremos a presença do artista e educador Luiz Lira.

Livro escolhido do mês de agosto: ‘O espelho dourado’ de Heloisa Pires Lima

Imagem retirada do site Sesc

Mediadora – Heloisa Pires Lima é gaúcha de Porto Alegre, é doutora em antropologia social. Desde 1995 ela atua no circuito editorial como escritora, editora e pesquisadora da área. A origem continental africana é o destaque em suas abordagens. Em especial, vale lembrar de alguns marcos da trajetória editorial de Heloisa. Ela coordenou a coleção Orgulho da Raça (ed Memórias Futuras,1995), criou e foi editora da Selo Negro Edições – Grupo Summus editorial (1998-2002), consultora do programa Livros Animados-Canal Futura/ Fundação Roberto Marinho, inserido no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC (2004-2006). Mais recentemente, vem desenvolvendo consultorias tanto na esfera pública (MEC e SMEs), privada, quanto Ongs nacionais e internacionais (Unesco, Ceert, Cenpec.). É Conselheira da Casa Sueli Carneiro onde está curadora do Rodas Literárias. Recentemente, ministrou cursos relacionados à área editorial no A Casa Tombada onde é professora convidada para a pós-graduação – O livro para a Infância. Coordenou o Catálogo da exposição Karingana/ SESC Bom Retiro. Jurada do prêmio Jabuti 2022. Autora de O catavento eleito como Os 30 melhores do ano 2024/ Revista Crescer. Prêmio Luiza Mahim 2024.

Convidado – Luiz Lira é artista, educador e ilustrador, nasceu em São Paulo, mora e trabalha em Campinas. Coordenou durante cinco anos o coletivo Grupo Xiloceasa, onde se apropriou da xilogravura e do desenho em pequena e grande escala. Sua pesquisa de trabalho se faz em torno da existência do corpo humano e animal dentro do espaço, perpassando vertentes como a questão racial e o pictórico. É graduando em Artes Visuais pela Unicamp. Ministra oficinas e participa de exposições coletivas como “Xilo: Corpo e Paisagem” na rede Sesc – SP e “Cartografias de uma viela: Tecido de pele e tinta” no Instituto Cultural Çarê.

Share