Rodas de conversa e sessões de vídeo serão realizadas no auditório João Saldanha nesta terça-feira (09/12), a partir das 9h30
de Sandra Martins via Guest Post para o Portal Geledés
Rodas de conversa e sessões de vídeo serão realizadas no auditório João Saldanha nesta terça-feira (09/12), a partir das 9h30
ServiçoSeminário “Questão Negra e Direitos Humanos: leituras e leituras”
Com entrada franca e fornecimento de certificado de presença mediante presença nas rodas de conversa e em uma das sessões de vídeo.
9h30 – Início com café e a primeira sessão de vídeos (“Choro e Ladainha”, de Antonio Pompeo; “O papel e o mar”, de Luiz A. Pillar; ” Neguinho e Kika” de Luciano Vidigal ; entrevista com a professora estadunidense e ativista histórica pelos direitos civis, Angela Davis, concedida à TV Brasil em julho deste ano, até às 12:30h.
14h – Segunda sessão com o filme “A Ilha dos Escravos” dirigido por Francisco Manso e que conta a história de uma revolta, com a participação de negros escravizados, na então ilha de Cabo Verde em 1834, tendo como motivo as lutas entre os herdeiros do trono português, Dom Miguel e Dom Pedro IV ( que antes tinha sido o Imperador Dom Pedro I no Brasil).
A produção não foi veiculada em cinemas no Brasil e trata da manipulação da população dominada pelos colonizadores e suas disputas internas pela tomada do poder. O filme tem no elenco os atores brasileiros Milton Gonçalves, Zezé Motta, Jorge Coutinho e Vanessa Giácomo, e é uma co-produção Cabo Verde/Portugal/Espanha/Brasil de 2008.
Em seguida, às 15:30h exibição do curta-metragem “Alma no Olho” (1973) considerada uma obra-prima do cinema brasileiro e dirigido e interpretado por Zózimo Bulbul.
15h45 – Roda de Conversa I : Leitura Crítica da Mídia. Participam desta roda de conversa as jornalistas Silvana Bahia do Observatório de Favelas e Cecília Oliveira, coordenadora de comunicação do Law Enforcement Against Prohibition – LEAP Brazil. A mediação é do jornalista Miro Nunes, da Cojira.
18h – Segunda sessão com lanche e em seguida os vídeos ” Minha Cara, Bela Cara, Cara Preta de Mulher” e ” Resfa” ambos de Ana Cristina Gomes ; “Carolina” de Jefferson De.
19h30 – Roda de Conversa II: Mulher negra no conto carioca. Participam desta roda de conversa professora Ana Gomes, a escritora Lia Vieira e a jornalista e escritora Angélica Basthi, membro da Cojira.