Viaturas da Polícia Militar de São Paulo — Foto: Ciete Silvério/GESP
A polícia causa mais medo do que confiança em 51% dos brasileiros com 16 anos ou mais, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (21). Os que disseram confiar na polícia mais do que temê-la somam 46%.
O Datafolha entrevistou, em 12 e 13 de dezembro, 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O resultado é parecido com o da pesquisa anterior, realizada em 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) era presidente. Na ocasião, os que diziam temer mais do que confiar eram 51%, enquanto os que confiavam mais do que temiam eram 47%.
Entre homens, o que temem a polícia são 56%, ante 45% entre mulheres. No âmbito racial, o temor a polícia é de 59% entre pretos e 45% entre brancos.
Nesses segmentos, as margens de erro variam de 3 a 5 pontos percentuais, segundo o Datafolha.
Nos últimos quatro meses, casos de violência policial no estado de São Paulo levaram a gestão do governador Tarcísio de Freitas à uma crise na segurança pública.
O instituto também apurou se os entrevistados tinham tomado conhecimento sobre os casos de violência policial em São Paulo.
Entre os que disseram ter tomado conhecimento sobre os casos em São Paulo, a maioria diz ter mais medo do que confiança na polícia. São 52%, ante a 42% que confia.
Já entre os que não tomaram conhecimento, a maioria diz confiar na polícia mais do que temê-la. São 52%, ante 43% que temem a policia dentro desse segmento.