Categories: Sem categoria

DIADEMA: Arte Popular e Negra em São Paulo

Arte Popular e Negra em São Paulo

Pinturas e esculturas de João Cândido Silva e madeiras talhadas de Vicente de Paulo, membros da família Silva, significativo clã de artistas negros
de São Paulo, de origem migrante do sul de Minas Gerais, atuantes desde meados do século passado e de rica história social e artística. Na exposição, imagens africanas; cenas do cotidiano; das festividades; da religiosidade afro e do catolicismo popular; do universo da dança e da musicalidade negra, como sambistas, capoeristas; enfim da arte de ser da negritude. A exposição presta uma homenagem à memória de Vicente de Paulo, militante da expressão afro e artista de grande valor estético, companheiro de Raquel Trindade, filha de Solano Trindade.

 

Guardiões do Universo -Simbologia de Exú.

Conjunto de obras que expressam imagens representativas de Exú, o mais humano dos orixás, senhor do princípio e da transformação.

São pinturas, esculturas, stencil, máscaras e objetos que retratam imagens deste universo e imaginário: os malandros, a capoeira, a simbologia religiosa ligada a Exú, como as chaves, o falo, o cacto, o tridente, o punhal, a ferradura, a carta de baralho.

Artistas: Din, Edson Silva, Laura Lunkes, Romildo Garcia, Osmar Koxne e Zhena.

Perfomance: Guardiões do Universo –
Coreografia de Jurandir de Sousa.

 

Share

Recent Posts