Como parte das atividades pelo Julho das Pretas, Geledés – Instituto da Mulher Negra, realizará diálogo sobre o “Empoderamento Econômico das Mulheres Negras – contribuições para o Bem Viver”, que acontece no dia 28 de julho, das 14h às 18h, no auditório da instituição.
A atividade integra a agenda das articulações em torno do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e se insere nas mobilizações da Marcha Nacional das Mulheres Negras 2025. O evento abordará a necessidade de políticas públicas que promovam a autonomia e o empoderamento econômico das mulheres negras, como um processo de reparação em razão do confinamento permanente deste grupo na base de nossa pirâmide racial. O diálogo tem como objetivo atualizar reivindicações que promovam a redistribuição de recursos e a absorção de toda a capacidade produtiva das mulheres negras por toda a sociedade.
Na atividade, lançaremos o livro População Negra e Trabalho Digno: avanços e continuidades no mercado de trabalho brasileiro, que apresenta um conjunto de recomendações por políticas institucionais que, ao enfrentarem o racismo, possibilitem a participação igualitária das mulheres negras no mercado de trabalho e na economia.
Data: 28/07/2025
Local: Auditório de Geledés
Horário: 14h às 18h