A Mandume Coletivo Cultural, via concurso Formação e Pesquisa – LAB PE, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT-PE, aprovou a realização da I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras (I COPECUNE), que conta com a parceria institucional do Museu da Abolição (MAB – ibram) e curadoria do Mandume.
Com o tema: “PRODUÇÕES CULTURAIS, NEGRITUDE E MEMÓRIA” a realização da I COPECUNE pretende abordar o debate sobre a produção cultural da população afro-pernambucana, em especial, como essa vem experienciando e utilizando “novas” maneiras de pensar, criar e ressignificar seus processos, se utilizando de suas memórias afetivas, ancestrais, territoriais, corporais e outras.
Visando cumprir com todo regimento do edital financiador, a I COPECUNE acontecerá entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2021 e será totalmente virtual, transmitida a partir do canal do youtube do Museu da Abolição. O evento contará com mesas de debates e simpósios com eixos direcionados para submissão de projetos em diferentes formatos.
A I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras irá constituir um marco nos estudos étnicos-raciais em Pernambuco, reunindo pessoas negras – principalmente pernambucanas – para participar, discutir e deliberar sobre os rumos das produções culturais negras nas periferias, centros culturais e nos estudos acadêmicos em PE.
O evento pretende reivindicar maior dignidade e visibilidade das realidades e relações culturais muitas vezes desconsideradas na história oficial pernambucana e brasileira. Uma oportunidade de refletir sobre as produções de pessoas negras que criam movimentos de emancipação social a partir de multiplataformas e reivindicam à cultura negra como ciência necessária para perpetuar suas existências. Poderão participar do evento pessoas que queiram submeter trabalhos para os simpósios, havendo a necessidade de fazer inscrição prévia; e ouvintes, que podem fazer sua pré-inscrição via formulário eletrônico: https://forms.gle/X8c5UUbnTXzH1g7f6
A Revista COPECUNE fará uma compilação dos textos, artigos e links de material audiovisual e fotográfico, apresentados nos simpósios, deixando um registro memorável desse momento e destas produções. Com o intuito de principalmente reafirmar a produção cultural afro-pernambucana e compor a biblioteca digital do acervo do Museu da Abolição.
Observando a necessidade de compor os simpósios com eixos acessíveis e já experienciados pela população negra, a comissão organizadora optou por selecionar temas e formatos mais versáteis, levando em consideração o momento pandêmico em que vivemos e por se tratar de um evento totalmente online.
Os eixos escolhidos são:
EIXO 1: ARTES VISUAIS “Negritude nas Artes Visuais”
EIXO 2: AUDIOVISUAL “Frames da Realidade Negra”
EIXO 3: ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA POPULAÇÃO NEGRA “Estudos e Inventivos Negros”
A I COPECUNE receberá trabalhos, em diferentes formatos, que irão compor os três simpósios temáticos da conferência e posteriormente serão publicados na revista eletrônica do evento. A comissão avaliadora, selecionada pela organização do evento, irá deliberar 10 trabalhos para compor cada eixo temático, aprovados previamente a partir de resumos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 08/01/2021 e 22/01/2021, exclusivamente via formulário eletrônico: https://forms.gle/fjA1Vc58B5zpQqMk8
Os trabalhos aprovados devem ser enviados, devidamente completos, até o dia 19/02/2021, seguindo todas as normativas dispostas nesta chamada e o cronograma estipulado pela comissão do evento.
3.1 PÚBLICO ALVO:
Pessoas negras que sejam acadêmicas, produtoras culturais, fotógrafas, curadoras, produtoras audiovisuais, artistas independentes e membras de coletivos culturais.
3.2 FORMATOS:
Os formatos de trabalhos para compor os simpósios são:
– Relatos de experiência (5 a 10 páginas);
– Artigos (até 10 páginas com referência);
– Fotografias (5 fotografias + relato de experiência);
– Produções audiovisuais (link do trailer de até 10min + relato de experiência).
Cada participante só poderá submeter apenas um trabalho, se atentando ao eixo temático e as normativas para submissão, podendo ser submetidas produções individuais e coletivas de até 4 autores principais.
Serão aceitas produções preferencialmente de pessoas negras e relacionadas à temática do evento. Todos os trabalhos precisam ter sido produzidos a partir de dezembro de 2018, sem necessariamente terem sido publicados em eventos ou revistas.
3.3 CRONOGRAMA:
08/01/2021 a 22/01/2021 | Submissão de resumos para compor os simpósios. |
23/01/2021 a 01/02/2021 | Análise dos resumos |
02/02/2021 | Resultado final |
12/02/2021 a 17/02/2021 | Delimitação de apresentações |
02/02/2021 a 19/02/2021 | Envio dos trabalhos completos |
21/02/2021 | Validação dos trabalhos |
22/02/2021 a 26/02/2021 | COPECUNE |
3.4 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
O resumo é obrigatório para qualquer categoria e qualquer formato, sendo um relato da sua produção, dos seus métodos e suas inspirações. Este instrumento serve para aprovação prévia da comissão avaliadora, sendo assim a versão inicial da proposta, não excluindo a necessidade do envio da produção completa.
Todos os resumos devem conter entre 300 e 600 caracteres e seguir o formato do template da I COPECUNE, de acordo com as seguintes especificações:
O template do resumo pode ser baixado por esse link:
https://drive.google.com/file/d/1JGFt0Z-qTGpyfmHPOwtyeeV2PbqlCAs3/view?usp=sh aring
3.5 APRESENTAÇÃO DOS SIMPÓSIOS:
Os simpósios serão apresentados em dias específicos de cada eixo, de forma online, como definido pela comissão organizadora. Os trabalhos selecionados irão receber por e-mail as informações necessárias para a apresentação. Segue a tabela informativa sobre os dias e horários de apresentação dos simpósios:
23/02/2021 | Simpósio 01- Artes Visuais | 14h às 17h30 |
24/02/2021 | Simpósio 02 – Audiovisual | 14h às 17h30 |
25/02/2021 | Simpósio 03 – Estudos Históricos e Culturais da População Negra | 14h às 17h30 |
Dúvidas podem ser enviadas para o email: copecune@gmail.com
Por meio deste instrumento anunciamos o lançamento oficial da
I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras
(I COPECUNE)
Mandume Coletivo Cultural