Segundo a coordenadora de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF, Gláucia Guerra, o Siade é uma forma de mapear o ensino no DF para achar o que precisa ser refeito e melhorar a qualidade da educação.
– O Siade é uma forma de avaliar o desempenho das escolas e não do aluno individualmente. A escola é avaliada como um todo para que possamos ter informações que permitam construir políticas públicas focadas na melhoria da qualidade educacional no DF –, afirmou.
A coordenadora ressalta que o Siade serve para as famílias como um termômetro que mede a qualidade do ensino que os filhos têm acesso. Ao todo, 5.150 turmas de 566 escolas públicas responderão às provas que serão aplicadas nos horários normais de funcionamento de cada instituição educacional.
Este ano, as séries avaliadas serão as de 3º ano (2ª série), 5º ano (4ª série), 7º ano (6ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Além dos 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e séries finais das classes de aceleração de aprendizagem.
O 3º ano do ensino fundamental faz provas de português e matemática, com vinte questões cada. Eles também reescrevem um conto que será lido pela professora. Já os alunos do 5º ano do ensino fundamental respondem 44 questões de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e redação. O 7º e 9º anos do ensino fundamental, 1º e 2º do EJA e séries finais das classes de aceleração serão avaliados com 52 questões.
Os alunos do 3º ano do ensino médio fazem provas de língua portuguesa e matemática (com 52 questões) e as de ciências da natureza (biologia, física e química) e de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) com 48 perguntas.
Fonte: Correio do Brasil