Educação

Geledés inicia nova etapa do curso Formação de Gestores de Educação

A parceria de Geledés – Instituto da Mulher Negra e a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Campinas entra em nova fase. No dia 11 de setembro teve início o curso Formação de gestores de educação para a promoção da equidade racial e de gênero, que visa apoiar na elaboração de diagnósticos sobre as desigualdades educacionais e na construção de plano de ação que alcance a equidade racial e de gênero na educação da cidade. A iniciativa integra o projeto “O Direito à Educação das Meninas Negras” e tem apoio do Fundo Malala.

O curso conta com a participação de direção, coordenação pedagógica e orientação pedagógica de 23 escolas do município, que estão comprometidos com a reversão das desigualdades educacionais. Na ocasião foi realizado o primeiro módulo, “As desigualdades e as agendas de gênero e raça nas políticas educacionais: uma abordagem sócio-histórica”, que, a partir da reflexão de que raça e gênero estruturam as desigualdades na sociedade brasileira, apresentou como tais conceitos também demarcam as desigualdades na educação brasileira; a importância da análise interseccional para evidenciar o entrecruzamento de marcadores sociais; e a importância de dados educacionais que evidenciem as diversas vulnerabilidades que se apresentam nos diferentes territórios do município. 

O curso terá duração de 32 horas, e contemplará ainda os seguintes temas: indicadores educacionais; as desigualdades no município; o lugar estratégico das ações intersetoriais; e a elaboração de um plano de ação para o enfrentamento às desigualdades.

Além da Formação de Gestores, Geledés também está realizando ações com o Grupo de Trabalho de ERER da S.M.E. de Campinas, para o aprimoramento da política educacional antirracista em vigor na cidade.

Em julho de 2025, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou a carta de adesão ao Pacto das Cidades Antirracistas, com o compromisso de fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas à equidade racial. 


Leia também:

Geledés anuncia nova etapa de projeto com foco em equidade racial na educação básica

Campinas adere ao Pacto das Cidades Antirracistas

Share