Lilian dos Santos Ribeiro é graduada em Recursos Humanos e possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estácio de Sá.
Iniciou sua trajetória no Geledés – Instituto da Mulher Negra em janeiro de 2000, atuando em áreas estratégicas da instituição, como o programa SOS Racismo, além da assistência à presidência e da gestão administrativa e financeira de projetos. Em 2010 passou a integrar o quadro de sócia-conselheira e, atualmente, ocupa a função de vice-presidenta, contribuindo para a gestão estratégica e o desenvolvimento de iniciativas voltadas à inclusão e equidade racial.
Ao longo de sua trajetória no Geledés, Lilian contribuiu para programas estruturantes, incluindo:
Há 10 anos atua no Instituto Jô Clemente, integrando atualmente a equipe do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEP), contribuindo com a gestão de projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência e à promoção de sua autonomia.
Uma das fundadoras do GRES Quilombo, entidade sociocultural dedicada à preservação da memória, cultura e raízes do samba paulistano. Na instituição, integrou a equipe deliberativa, contribuindo para a criação e implementação de atividades e projetos sociais voltados à ação afirmativa, formação cultural e fortalecimento do protagonismo feminino, consolidando o Quilombo como referência na valorização da cultura negra e na promoção da inclusão social por meio da arte e da educação.