Entretenimento

“Neirud”, de Fernanda Faya, estreia nos cinemas brasileiros em 14 de agosto 2025

Após uma premiada trajetória em festivais nacionais e internacionais, o documentário Neirud, dirigido por Fernanda Faya, chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de agosto de 2025. A estreia coincide com o mês da Visibilidade Lésbica, reforçando a proposta de um lançamento político e afetivo.

Com distribuição da Descoloniza Filmes, o filme parte de uma investigação pessoal da cineasta sobre uma figura enigmática de sua infância: uma tia negra que cresceu com sua família circense, mas cuja origem era cercada de silêncios. A partir da morte dessa mulher, Fernanda inicia uma jornada documental para reconstruir sua história.

Descobre então que Neirud foi uma criança preta que fugiu de um lar abusivo nos anos 1930, encontrou abrigo no circo e, décadas mais tarde, tornou-se lutadora em uma trupe feminina vinda da Argentina, além de ter vivido uma história de amor e companheirismo que atravessou décadas e localidades. Uma história potente de coragem e resistência em espaços marginais.

Com cinco anos de montagem, em colaboração com o editor Yuri Amaral, Neirud se desdobra entre memória familiar, herança circense e a presença de mulheres lésbicas no Brasil popular das décadas de 1950 a 1970. “É um filme que começou como um resgate familiar e se revelou uma história de amor e sobrevivência entre duas artistas queer que viajaram o Brasil em meio ao mundo do circo”, afirma a diretora.

Fernanda comenta também sobre as diversas possibilidades de retratar o circo na obra: “Tinha muitos caminhos possíveis: a herança circense, esse circo que não é só geracional, mas também cultural, sempre liderado por mulheres da minha família. Um circo que vai se transformando com o tempo: de férias, depois teatro, depois luta livre. É uma história que remonta aos refugiados ciganos que vieram pro Brasil e montaram esse circo. E tudo isso passa por essa linhagem de mulheres.”

Neirud tem se destacado em importantes festivais e eventos do circuito audiovisual. Participou do Chile Conecta 2022 e do Rough Cut Lab do Miradas Festival em 2023. Em sua trajetória, recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Montagem no Olhar de Cinema 2023, além de ter sido exibido no forumdoc.BH 2023 e no MixBrasil 2023. Mais recentemente, foi premiado na 5ª edição do PirenópolisDoc 2024, conquistando os prêmios de Melhor Filme tanto pelo Júri Oficial quanto pelo Júri Jovem.

Assista o trailer


Sinopse

Neirud morreu sem deixar vestígios claros de seu passado. Ao confrontar segredos familiares, a cineasta Fernanda Faya reconstrói a trajetória dessa figura enigmática: uma mulher preta que percorreu o Brasil como lutadora em uma trupe clandestina e só de mulheres, entre as décadas de 1960 e 1980. Ao investigar a identidade artística da “Mulher Gorila”, Fernanda revela uma história de amor proibido e uma verdade inesperada sobre sua própria família.

Sobre a diretora Fernanda Faya

Fernanda Faya é cineasta, diretora de fotografia e educadora. Nasceu e cresceu em São Paulo, onde se formou em cinema pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). Vive em Nova York desde 2015, onde fez mestrado em documentário no Hunter College – CUNY. Realizou O Que Se Leva (12 min, 2017, DOC NYC). Seu primeiro longa-metragem, Neirud (71 min, 2023), recebeu financiamento da Spcine e do ProAC. Atualmente está finalizando o curta documentário Alone Together (15 min, 2023) e desenvolvendo seu primeiro roteiro de longa-metragem de ficção, Bete. É professora de direção de fotografia no Brooklyn College – CUNY e também faz parte do DAFB, coletivo de mulheres e pessoas transgênero do departamento de fotografia do cinema brasileiro.

Sobre a Descoloniza Filmes

A Descoloniza Filmes é uma distribuidora e produtora audiovisual independente criada por Ibirá Machado em 2017, dedicada à circulação de obras brasileiras e latino-americanas comprometidas com a diversidade, a memória e o pensamento crítico. Desde seu primeiro lançamento em 2018, com Minha Amiga do Parque, a empresa construiu um catálogo com mais de 30 títulos, entre eles Carta Para Além dos Muros, Muribeca, Máquina do Desejo, Luz nos Trópicos, Incompatível com a Vida e Para Onde Voam as Feiticeiras. Em 2024, lançou filmes como Toda Noite Estarei Lá, Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos e Empate, e prepara para 2025 os lançamentos de IMO, Ouvidor, Neirud e Thiago & Ísis – Os Biomas do Brasil. A partir da experiência de Ibirá como produtor executivo, a Descoloniza também passou a atuar na produção de longas, como em Nós Somos o Amanhã, de Lufe Steffen.


Ficha Técnica

Título: Neirud
Direção: Fernanda Faya
Duração: 72 min (aproximadamente)
Gênero: Documentário
Distribuição: Descoloniza Filmes
Estreia nos cinemas: 14 de agosto de 2025
Produção: Temporal Filmes e SANCHO&PUNTA
Produção Executiva: Julia Alves
Montagem: Yuri Amaral
Fotografia: Julia Zakia
Som: Guilherme Martins
Trilha Original: Chico Pinheiro

Share