Categories: Casos de Racismo

‘Para aguentar o racismo na Europa é preciso ser casca-grossa’, afirma goleiro da seleção japonesa

Para os jogadores japoneses aguentarem o abuso racial na Europa é preciso ter casca-grossa. A opinião é do goleiro titular da seleção asiática, Eiji Kawashima. Após a vitória da equipe por 3 a 0 sobre a Lituânia, o jogador se viu comentando o assunto após o surgir a informação que seu colega Yuki Nakamura deixou o clube eslovaco Rimavska Sobota por causa do racismo.

“É uma pena que continue acontecendo coisas assim. Mas, e isso é só minha opinião, os jogadores japoneses precisam ser muito fortes emocionalmente para jogar em países estrangeiros. Não é fácil. Se algo estiver errado, precisamos enfrentar isso”, disse ele a Kyodo News.
Em 2011, Kawashima foi reduzido à lágrimas no meio de um jogo pelo Campeonato Belga após torcedores rivais começarem a entoar repetido gritos de ‘Fukushima, Fukushima’, em referência ao desastre nuclear que ocorreu na cidade em 2011.
“Às vezes as pessoas são contrários a nós porque somos asiáticos. Algumas pessoas estúpidas pensam desta forma, brincam com isso e nós precisamos aguentar. Morar no Japão é fácil e confortável, mas você sabe que quando vai para o exterior a situação não é a mesma”, comentou.
Fonte: ESPN
Share