O Geração XXI foi a primeira ação afirmativa em educação com jovens negros no Brasil.
Nome do Projeto: Projeto Geração XXI
Nome da organização: Fundação BankBoston
Qual a missão da organização? Contribuir para a melhoria da educação de crianças e jovens, garantindo a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento do seu potencial, por meio de ações desenvolvidas em parcerias e com a mobilização para o voluntariado.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Educação
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Crianças e Jovens
IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA
Caso de parceria: Projeto Geração XXI
Data do início da parceria (mês e ano): Março de 1999
A parceria está: Em andamento
DADOS DO CASO DE PARCERIA
Resumo da parceria:
O Geração XXI foi a primeira ação afirmativa em educação com jovens negros no Brasil. O projeto envolve 21 jovens negros de famílias de baixa renda de São Paulo e é desenvolvido através de uma parceria estratégica e também inaugural, envolvendo uma organização empresarial, a Fundação BankBoston, e uma ONG, o Geledés – Instituto da Mulher Negra, e contando com o apoio governamental da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura.
A aliança social estratégica e a parceria estabelecidas a partir da proposta ampliam o seu potencial para além das ações junto aos jovens, o grupo familiar e a escola, visando também mobilizar a sociedade para o respeito aos direitos humanos e a adoção de ações afirmativas, principalmente nos meios empresarial, governamental e não governamental, expressão das instituições que realizam o Projeto Geração XXI.
Uma das principais propostas diz respeito ao desenvolvimento das discussões raciais no cenário nacional, promovendo o diálogo, a troca de experiências e iniciativas que tenham um alto poder de transformação para uma camada historicamente discriminada.
Fazemos isso por meio de uma troca permanente de experiências e compreensões tanto para dentro da instituição BankBoston, quanto para o público externo, com encontros periódicos denominados de Café Cultural (espaço para o debate de discussões raciais e sociais emergentes). Entendemos que é através deste exercício constante, ser possível contribuir de forma efetiva para a ampliação da compreensão de diferentes públicos acerca de um dos temas de fundamental relevância em nossa agenda nacional.
Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?
Estamos hoje entrando no quinto ano de execução do projeto com muitos resultados positivos. Podemos destacar entre eles:
A parceria possui instrumentos de avaliação?
Contamos com um avaliador externo durante os dois primeiros anos de projeto – o Instituto Plural, cuja pesquisa estava sob a coordenação da professora Roseli Fischmann.
Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?
Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?
Certamente, desenvolver um projeto como o Geração XXI traz uma reflexão bastante crítica acerca da situação dos jovens negros em nosso país. Foi e está sendo construída uma parceria bastante sólida, que atinge um dos principais aspectos de exclusão social em nosso país. Assim, entendemos que, ao longo deste processo, estamos em um caminho imensamente rico para a sensibilização e compreensão dos diferentes públicos envolvidos neste grande desafio, seja dos jovens dos projeto, de seus familiares, do Geledés ou dos funcionários do BankBoston.
O Projeto Geração XXI foi um marco importante de uma história que agora começa a ser desenvolvida pelas empresas pela necessidade das política de cotas. Assim sendo, pode ser mais um exemplo de como promover a discussão racial dentro dessas empresas, onde em muitos momentos pode ser compreendida superficialmente como simplesmente uma obrigação e que, sem dúvida, deixaria de lado uma discussão fundamental neste sentido.
Sem dúvida, trata-se de um caminho importante para a promoção da diversidade tão presente em nosso dia-a-dia na empresa, nas escolas públicas e privadas e agora nas universidades. Entendemos que é através de iniciativas como esta e outras em desenvolvimento que será possível um caminho fundamental para diminuir as diferenças sociais e raciais.
Fonte: Gif