CONAPIR recebe evento do Projeto SETA - Imagem enviada para o Portal Geledés
No próximo dia 16 de setembro (sexta-feira), o Distrito Federal receberá a V CONAPIR (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial). O Projeto SETA, cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista, promoverá o evento paralelo “Comunicação e Mobilização Social pela Educação Antirracista”, às 19h, no Hub Peregum (SHIS QI 27, Conjunto 6, Casa 6 – Lago Sul, Brasília – DF, 71675-010). Para participar, basta se inscrever através do link: https://l1nk.dev/66AlQ
“Infelizmente, as legislações que conformam a Educação para as Relações étnico raciais (ERER), redigidas há mais de 20 anos, ainda não são uma realidade efetiva no cotidiano escolar e nas estruturas das secretarias de educação. Precisamos, inclusive, de um trabalho concreto com o envolvimento de toda a sociedade para que de fato a legislação para ERER seja cumprida, avaliada e monitorada nas instituições de ensino. Como isso, é urgente discutirmos como campanhas e estratégias de mobilização podem fortalecer a luta por uma educação antirracista efetiva”, comenta Naiara Evangelo, Especialista de Comunicação do Projeto SETA.
A mesa contará com as participações de Midiã Noelle, Jornalista e comunicadora, autora do livro Comunicação Antirracista, Dandara Tonantzin, Deputada Federal (PT/MG), ativista da pauta racial e da educação, Cledisson Júnior, Secretário Nacional de Gestão do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (MIR) e Petz Antunes, publicitária responsável pela campanha nacional de sensibilização da sociedade brasileira para implementação da educação antirracista nas escolas públicas do Projeto SETA.
Ao longo do encontro, os componentes da mesa discutirão estratégias de storytelling que mobilizem diferentes públicos em torno da agenda da educação antirracista; compartilharão experiências e aprendizados no uso estratégico das redes sociais para campanhas de impacto social, vão debater os riscos e desafios, incluindo os vieses algorítmicos racistas das plataformas digitais e formas de mitigá-los; apresentar estratégias de prevenção e resposta ao efeito reverso de campanhas, como a geração de discurso de ódio, além de Inspirar novas ações e articulações que fortaleçam a mobilização social pela implementação da educação antirracista no Brasil.