Confira dicas para intensificar a sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Por Isabella Moretti, do Via Carreira
Estudantes de todo o país devem iniciar a preparação para o Enem. (Foto: iStock)
A prova do Enem 2018 está sendo muito aguardada por estudantes de todo o Brasil. Você já iniciou a sua preparação para o exame? Caso a resposta seja “não”, leia a matéria e confira algumas dicas úteis para turbinar os estudos nos próximos meses.
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada pelo MEC para facilitar o ingresso no Ensino Superior e medir a qualidade da educação. A nota obtida por cada candidato é usada como principal critério de classificação no SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni (Programa Universidade para Todos).
A prova do Enem 2018 será composta por 180 questões objetivas e uma proposta de redação. Neste ano, o exame acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro.
No primeiro dia de prova, os estudantes precisam resolver questões de Linguagens (Português, Literatura, Artes, Educação Física e língua estrangeira) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Também cabe a cada candidato elaborar uma redação coerente com o tema. O tempo disponível para a realização da prova é de 5h 30m.
No segundo dia, a prova é composta por questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Os candidatos contam com 4h30 para responder 90 perguntas.
Confira a seguir como se preparar para a prova do Enem 2018 e conquistar uma boa nota:
Mesmo faltando meses para o Enem, é importante ficar atento e ir se preparando. O estudante deve se informar sobre os prazos e as novas regras do MEC.
O primeiro passo para conseguir estudar é organizar bem o tempo. Desta forma, o estudante precisa elaborar um plano de estudo, distribuindo nos dias da semana todo o conteúdo que precisa revisar a tempo do Enem. Com a rotina organizada, com certeza a tarefa de estudar vai se tornar mais simples e menos desesperadora.
Há anos o Enem mantém o mesmo formato e continua avaliando as mesmas habilidades dos estudantes. Uma forma de conseguir melhorar a nota no exame é refazendo as provas anteriores e identificando as principais dificuldades.
Na internet, é possível encontrar uma série de videoaulas, apostilas e exercícios para o Enem. Outra sugestão interessante é agregar o universo mobile a rotina de estudo, isto é, instalando aplicativos gratuitos no celular que ajudam a estudar para o Enem.
Se o material didático não for suficiente para esclarecer as dúvidas sobre uma questão, vale à pena pedir a ajuda de um professor.
A única forma de melhorar a escrita é escrevendo. Desta forma, vale à pena tentar refazer as redações das provas anteriores e também estudar sobre possíveis temas que podem cair em 2018. Confira algumas dicas de Vitor Rodrigues, que conseguiu tirar nota 1000 na redação do Enem.
Alguns assuntos são recorrentes no Enem, como é o caso dos combustíveis renováveis, Leis de Newton, Ecologia, Modernismo, Interpretação de Texto, entre outros. Veja a seguir os temas mais cobrados de algumas disciplinas:
Para ter um bom desempenho no Enem, é fundamental ficar por dentro dos assuntos atuais. O estudante deve acompanhar telejornais, ler revistas e visitar os portais de notícias na internet.
E aí? Gostou das dicas de preparação para a prova do Enem 2018? Caso você tenha alguma sugestão, deixe um comentário.