Violência contra Mulher

Quatro entre dez jovens acham que mulher que se veste de forma insinuante não pode reclamar de violência sexual, diz pesquisa

Quatro em cada dez jovens entre 18 e 29 anos concordam, total ou parcialmente, com a ideia de que mulheres que se vestem de forma insinuante não podem reclamar se sofrerem violência sexual. E um entre dez é indiferente a esse tipo de violência.

É o que mostra a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids, encomendada pela Caixa Seguros, aprovada pela Universidade de Brasília e feita com o acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde.

Os resultados mostram alto grau de desinformação e preconceito contra homossexuais.

Para a socióloga Jolúzia Batista, essa geração de jovens sofreu um avanço conservador nos últimos anos.

Na sua opinião, uma educação não sexista nas escolas é fundamental para mudar esse cenário. “Nós vemos que hoje a violência surge como uma forma de colocar a mulher nos trilhos, de corrigi-la. É preciso investir em educação para mudar isso.”

Para a pesquisa foram entrevistados 1.208 jovens entre 18 e 29 anos em 15 estados e no Distrito Federal.

De cada dez entrevistados, seis acessam a internet com frequência e cinco navegam pelo menos duas horas por dia.  A maioria perdeu a virgindade entre os 14 e os 18 anos.

 

Fonte: O Essencial

 

 

Share