Ana Cristina Gomes
Ana Cristina Costa Gomes, figura que se dedicou à educação e ao movimento de mulheres negras, faleceu no dia 1º de agosto. A mãe do rapper BK’ e do diretor audiovisual Calebe Gomes havia passado por um transplante de coração em abril deste ano.
Ela foi uma das fundadoras do Fórum de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, o que marcou sua trajetória de luta por justiça racial e de gênero. Doutora e mestre em Educação, a ativista também trabalhou em prol de uma educação antirracista, tendo lecionado por quase quatro décadas na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Sua área de ensino foi a Língua Portuguesa, em que deu especial ênfase às relações étnico-raciais e à literatura negra. Um exemplo disso é sua tese de mestrado, obtido em 2018, abordando o impacto da Lei 10.639/03 – que incluiu o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo oficial das redes de ensino – na formação inicial de professores do curso de letras e literarutas negro-brasileiras e africanas.
Em dezembro de 2024, a educadora recebeu o Prêmio Marielle Franco, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por seu histórico de defesa dos direitos da população negra e das mulheres.
Neste momento de luto, Geledés – Instituto da Mulher Negra, se solidariza com a dor dos amigos e familiares de Ana Cristina.