Fonte: RondoniaDinamica
O município de Pimenteiras do Oeste, um dos municípios com o maior número de afro-descendentes de Rondônia, estará em festa para escolher a Miss Beleza Negra. O baile será no próximo dia 20/11, sexta-feira. Esta é a segunda versão do evento e está sendo realizado por ocasião da semana da Consciência Negra, de 15 a 21 de Novembro.
O município de Pimenteiras do Oeste, localizado no extremo sul de Rondônia, as margens do rio Guaporé, foi colonizado por escravos fugitivos há dois séculos. Na época pertencia ao quilombo do Piolho, onde foi recapturada a rainha negra e escrava Teresa de Benguela, que virou tema de enredo da escola de samba Unidos do Viradouro, em 1994, com o título: Tereza de Benguela – Uma rainha negra no pantanal. “Nos meus acordes vou contar a saga de Tereza de Benguela, uma rainha africana escravizada em Vila Bela”.
Segundo as coordenadoras do evento, Isabel Mendes (Beca) e Nilda Miguel, está sendo esperada uma grande quantidade de pessoas de toda a região para prestigiar o baile. “Além de preservarmos nossa cultura, estaremos valorizando nossa beleza e promovendo o turismo em Pimenteiras”, disse Beca.
Matéria original