Categories: Casos de Preconceito

Seu filho é preconceituoso e a culpa é sua

Leio estarrecida que as agressões racistas sofridas pelo jovem ator Kaik Pereira, de 12 anos, que fará uma participação na novela Escrava Mãe, da Rede Record, e foi humilhado nas redes sociais, foram cometidas por um moleque de 13 anos. Os familiares de Kaik chegaram ao agressor com ajuda de um amigo que entende de computador e descobriram que o garoto costuma criar perfis falsos para atacar negros na internet, por ter ódio mortal de negros. O rastreamento amador feito pela família também chegou a uma garota que estuda na mesma escola do agressor. Segundo a adolescente, ele trata mal os colegas negros.  E sabe o que está fazendo.

por Deborah Bresser no R7

entenda o caso: Ator de “Chiquititas” vira alvo de racismo em rede social

Não há dúvidas. Esse moleque racista deve ter pais tão racistas quanto ele. Se seu filho é preconceituoso pode ter certeza de que a culpa é sua. Um garoto de 13 anos que usa a internet para destilar ódio contra negros não tirou isso do nada. Esse tipo de preconceito vem de casa, de berço. Se o adolescente age assim, pode ter certeza de que os adultos com os quais convive passaram essa ideia para ele. Os internautas ficaram indignados ao saber que a agressão veio de um jovem, e vários se colocaram no lugar dos pais do agressor.  “Se fosse meu filho eu iria mostrar pra ele como é que se tira ódio e preconceito. Aqui em casa tem um cinto que educa muito bem!”

Kaik foi agredido no Instagram com ofensas racistas feitas por um menino de 13 anos

Este ódio é aprendido, senão na família e na escola, no mínimo com os colegas, que, certamente, também não foram devidamente orientados. Alguns pais deveriam passar por uma espécie de vestibular antes de sair por aí fazendo filho e dizer que dão educação. Quem não soubesse tratar de forma igual todos os seres humanos deveria ser reprovado de cara. Respeito ao próximo é o mínimo que se deve ensinar a uma criança.

É revoltante ver que uma criança ou adolescente tem a capacidade de ter tanto ódio e preconceito dentro de si. E é claro que os país são responsáveis e culpados. Se ele já tem o hábito de tratar mal os colegas negros, e ninguém nunca disse nada, o erro está em quem deveria cuidar dele, antes que se transformasse neste lixo mirim. Como resolver? Com atitudes firmes e sérias, punindo o agressor e os responsáveis por ele. A família do ator agredido disse que vai fazer um boletim de ocorrência sobre o caso.  Tomara que não fiquem impunes.

Não deixe de ler:  

Share