Sueli Carneiro (Foto: André Seiti / acervo Itaú Cultural)
A filósofa, escritora e ativista antirracista Sueli Carneiro foi escolhida para receber o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano 2025, pela União Brasileira dos Escritores (UBE). Ela, que publicou a biografia “Lélia Gonzalez – Um retrato” (Companhia das Letras), tem sido uma voz fundamental na luta pelos direitos das mulheres negras. Em 2022, a escritora recebeu o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária.
O prêmio é um dos mais tradicionais do país e foi criado em 1962. De lá para cá, entre os premiados estão Carlos Drummond de Andrade, Antônio Candido, Frei Betto, Lygia Fagundes Telles, Dalmo Dallari, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Ailton Krenak e Fernando Henrique Cardoso. No ano passado, o Juca Pato foi conferido à jornalista e escritora Míriam Leitão, membro da Academia Brasileira Letras.
A entrega do Prêmio a Sueli Carneiro será no dia 28 de novembro, no Palácio de Cristal, durante a segunda edição do Flipetrópolis, festival literário realizado em Petrópolis comandado pelo produtor cultura Afonso Borges e que este ano tem o escritor Antônio Torres como autor homenageado.