Entretenimento

UBE divulga lista com cinco finalistas do Troféu Juca Pato 2025

A União Brasileira de Escritores (UBE) divulgou a lista dos cinco finalistas do 58º Troféu Juca Pato 2025 – Prêmio Intelectual do Ano. Após período de voto popular, a diretoria da entidade escolheu a jornalista Daniela Arbex, o escritor Jeferson Tenório, a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, a escritora Maria Valéria Rezende e a filósofa Sueli Carneiro, para concorrer ao prêmio. O nome vitorioso será anunciado no dia 19 de setembro.

Mais do que um concurso, o Troféu Juca Pato é uma láurea conferida à personalidade que se destaque em qualquer área do conhecimento, tanto pela sua obra literária quanto pela sua contribuição para o desenvolvimento do país na defesa dos valores humanos, democráticos e republicanos. Um dos critérios para estar nessa seleção é ter publicado um livro de repercussão nacional no ano anterior.

É o caso da premiada jornalista Daniela Arbex, que sobressaiu em 2024 com o livro-reportagem Longe do Ninho (Editora Intrínseca), no qual investiga as causas do incêndio que resultou na morte de dez jovens atletas do Clube dos Regatas do Flamengo, em 2019.

Já o escritor Jeferson Tenório lançou De onde eles vêm (Companhia das Letras), romance que tem como pano de fundo o ingresso dos primeiros cotistas nas universidades brasileiras. Tenório sempre debate o racismo, tão enraizado na sociedade, em suas tramas.

Finalista na edição de 2024, a escritora Maria Valéria Rezende publicou o infantojuvenil Vamos lá! (Editora Sanhauá), dedicada ao público infantojuvenil. A irmã religiosa participou de movimentos de educação e, em 2017, foi uma das fundadoras do coletivo feminista Mulherio das Letras.

Imagens da branquitude – A presença da ausência (Companhia das Letras) foi o livro publicado por Lilia Moritz Schwarcz em 2024, que recentemente recebeu o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria História e Arquelogia. No ano passado, a antropóloga foi eleita imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).

E a filósofa, escritora e ativista antirracista Sueli Carneiro publicou a biografia Lélia Gonzalez – Um retrato (Companhia das Letras), uma das mais importantes figuras do ativismo feminino negro do Brasil. Entre os diversos prêmios que recebeu ao longo de sua carreira, vale destacar o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária, em 2022.

Edição celebra os 100 anos de Marcos Rey, o criador do Juca Pato

Esta edição do prêmio celebra o centenário do escritor Marcos Rey, quem criou o Prêmio Juca Pato em 1962. O troféu é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947).

Careca por tanto levar na cabeça, cujo lema era “podia ser pior”, o Juca Pato encarnava as aspirações e frustrações da classe média brasileira e representava o escritor brasileiro. Um dos cinco finalistas da edição 2025 ganhará o Troféu Juca Pato, em votação exclusiva pelos associados da UBE, no site da entidade, a ser realizada até o dia 12 de setembro.

Acompanhe o trabalho da UBE no site oficial deles.

Share