Estudantes na primeira prova da 2ª fase do vestibular 2019 da Unicamp — Foto: Ana Letícia Lima / G1
A pedido do g1, o cursinho Oficina do Estudante, em Campinas (SP), preparou um gabarito extraoficial e a correção comentada das 72 questões de múltipla escolha aplicadas na 1ª fase do vestibular 2024 da Unicamp. A correção considerou os modelos de provas Q e Y deste domingo (29). O gabarito vai sendo preenchido a medida que as questões são corrigidas, por isso é necessário atualizar a página.
As questões abordadas pela universidade são as mesmas em todos os modelos de prova, com mudança somente na ordem em que aparecem. A seguir o link de todos os modelos para conferência:
A lista numérica abaixo apresenta os links diretos para as questões correspondentes com os comentários dos professores.
A avaliação teve 72 questões de múltipla escolha resolvidas pelos candidatos no período de até cinco horas. Até a edição anterior, os candidatos precisavam responder duas questões de sociologia e filosofia inseridas de forma conjunta com história e geografia.
A partir desta edição (Vestibular 2024), a quantidade total para estas duas disciplinas subiu para seis, a apresentação ocorreu separadamente, e também foram feitas reduções dos números de perguntas de inglês, química, física e biologia na 1ª fase.
O exame foi aplicado em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
De acordo com a Comvest, 60.241 candidatos fizeram a prova da 1ª fase da Unicamp 2024, neste domingo.
A abstenção foi a menor dos últimos 10 anos. A comissão organizadora informou que 6,9% dos inscritos não compareceram para fazer a prova. O número é o menor desde 2014, quando o índice também foi de 6,9%.
Inteligência artificial, racismo, reflexo da colonização nos indígenas, música brasileira sob o regime militar e uso de anabolizantes estão entre os temas abordados na prova.
Nomes como Martin Luther King e Sueli Carneiro, Papa Francisco e o filme “Guardiões da Galáxia”, além do aplicativo Chat GPT estiveram entre os mais citados pelos vestibulandos que deixavam os locais de prova ouvidos pelo g1.
A lista de convocados para a 2ª fase do vestibular está prevista para ser divulgada em 23 de novembro, informou a Comvest. As provas da 2ª fase do processo seletivo serão nos dias 3 e 4 de dezembro.
O calendário foi definido de maneira conjunta entre responsáveis pelos vestibulares das universidades públicas de São Paulo, para evitar que datas coincidam e ainda facilitar a participação de candidatos nos exames.
A primeira lista de aprovados será divulgada em janeiro de 2024, com matrícula on-line entre os dias 30 e 31 do mesmo mês. O semestre letivo começa no mês de março e a Unicamp prevê até oito chamadas.
Dados divulgados pela comissão organizadora apontam os 10 cursos mais buscados pelos estudantes (candidato/vaga – c/v):