Oprah Winfrey pode ganhar Oscar por “The Butler”

Com sua estreia feita há duas semanas atrás nos EUA, o longa “The Butler” (O Mordomo) foi confirmado como atração do Festival do Rio 2013. Com um elenco composto por Forest Whitaker, Robin Williams, Oprah Winfrey e Jane Fonda o filme toca em um assunto delicado, o racismo, e cobre um período desde Dwight Eisenhower a Ronald Reagan, cerca de 30 anos de presidentes.

A trama é inspirada no negro Cecil Gaines, um mordomo e seu “trabalho invisível” na Casa Branca, que serviu oito presidentes.

As opiniões sobre a produção ainda estão um pouco divididas, já que nos EUA o racismo é um assunto em que pouco se toca. De acordo com Pedro Andrade, do Manhattan Connection, “The Buttler” é uma saga sobre racismo e o movimento dos direitos civis.

Em casa, fora da mansão presidencial, o mordomo tem seus próprios conflitos domésticos, com seu filho “encapetado”, que protesta e faz parte dos panteras negras, o que, para Pedro Andrade, representa o equilíbrio da postura passiva do mordomo, que aprendeu a lição de não ter voz e não ter opinião, entrando num cômodo como se não houvesse ninguém nele.

Pedro também destaca a atuação de Oprah Winfrey: “Oprah está maravilhosa, não atuava há 15 anos. É uma das pessoas mais famosas do mundo. Ela já foi indicada ao Oscar por ‘A Cor Púrpura’; Forest Whitaker já ganhou um Oscar pelo ‘O Último Rei da Escócia’ e Lee Daniels já foi indicado ao Oscar por ‘Preciosa’. Opra vai ganhar e os outros dois devem ser indicados”, faz sua aposta.

 

+ sobre o tema

Angolano Ondjaki vence prémio brasileiro Jabuti na categoria juvenil

Ondjaki é o primeiro autor angolano a ser distinguido...

Snoop Lion lança música com Eddie Murphy

Como você já sabe, o rapper Snoop Dogg...

Alcione e Djonga são anunciados como primeiras atrações do AFROPUNK Bahia 2023

O AFROPUNK Bahia anunciou as primeiras atrações do evento...

para lembrar

Diretora de Selma fará série de TV

A cineasta Ava DuVernay (“Selma – Uma Luta Pela...

“Ó Paí, Ó 2” chega primeiro à Bahia com três dias de pré-estreias pagas

Protagonizado por Lázaro Ramos, "Ó Paí, Ó 2" chega primeiro à Bahia,...

7 Mitos sobre crespos naturais para não acreditar mais

Adoro observar as Meninas e suas texturas crespas por...

Sesc Vila Mariana propõe resgate da herança africana

O projeto Sankofa - Memórias de Mão Dupla enfoca...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=