Professores democráticos devem encorajar a crítica dos alunos

Um educador verdadeiramente democrático é aquele que ajuda a fortalecer a criatividade dos estudantes e aquele que não apenas tolera, mas encoraja o questionamento, o debate e a crítica dos alunos ao conteúdo da matéria.

por André Azevedo da Fonseca no Brasil Post

Imagem: Getty Images

E justamente por isso, uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os estudantes a rigorosidade metódica com que eles devem se aproximar dos objetos de conhecimento.

Essa rigorosidade não tem nada a ver com o discurso de transferir conhecimento. O ato de ensinar não se esgota no oferecimento superficial do conteúdo, mas ele só se realiza quando cria as condições para a aprendizagem crítica.

E uma das condições para esse aprendizado é a consciência por parte dos alunos que a experiência do raciocínio do professor não pode ser simplesmente transferida a eles. Os próprios alunos também devem vivenciar a ação de construir e reconstruir o saber ao lado do educador, e não submisso a ele.

Veja mais no vídeo

A série Pedagogia da Autonomia apresenta didaticamente cada um dos capítulos e subcapítulos do livro de Paulo Freire. Para acompanhar os vídeos, inscreva-se no canal do prof. André Azevedo da Fonseca no YouTube ou favorite este blog para receber as notificações.

Confira a lista completa dos vídeos sobre Paulo Freire

+ sobre o tema

para lembrar

Reitora da Ufba pretende trocar vestibular por Enem

Consolidar e inovar. Defendendo o slogan da campanha realizada...

A questão do negro no Brasil

Trezentos anos de escravidão africana no Brasil representada...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...

Como as cotas raciais transformaram a vida de Mariana Fernandes

Ela foi a primeira da família a conquistar um...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=