Ativistas apontam união de movimento social para barrar conservadorismo como principal desafio de 2019 – Agência AIDS

A Agência de Notícias da Aids ouviu ativistas para saber de suas expectativas para o enfrentamento da aids no ano de 2019. A maioria dos entrevistados relatou o medo em relação ao governo conservador que toma posse nessa terça-feira (1). Nesse sentido, eles apontam a necessidade de articulação e união do movimento social para manter as conquistas das pessoas que vivem com HIV/aids e garantiu acesso à prevenção e tratamento para todos. Confira os depoimentos:

no Agência AIDS

Jenice Pizão, Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas: “As propostas de equipe do próximo governo que vejo na mídia não são nada animadoras. Porém, quero crer que do caos pode vir a luz. Talvez seja o momento do movimento social estar mais uma vez unido e atuante na defesa de seus direitos. Juntos somos mais fortes, não é ?”

José Araújo, Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH): “A expectativa de 2019 é pavorosa. Teremos um governo formado por pessoas despreparadas preconceituoso que não conhece , ou não quer conhecer a história da luta contra aids . Se o futuro governo é ameaça de retrocesso teremos que municiar a luta para impedir que percamos nossas conquistas.”

Heliana Moura, Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas: “Espero que os programas de aids continuem fazendo seu papel na reposta de enfrentamento à doença e sempre com a participação do movimento social. Que os movimentos se unam mais, pois vamos precisar dessa união, porque o futuro é incerto e as perspectivas não são boas com o novo governo. Vivemos momentos de medos e incertezas, mas a esperança ainda persiste e acima de tudo a resistência.”

Moysés Toniolo, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids: “Minha expectativa é que o próprio movimento também fortaleça ainda mais todas as suas bases comunitárias com vistas à necessidade de mobilização e pressão sobre o no o governo caso seja necessário. Creio que a palavra de ordem do último encontro de pessoas vivendo com HIV, de buscar a resistência e sermos todos resilientes na nossa atuação, trará a tônica dos anos 80 de fazermos valer a frase “Viva a Vida”, que mais do que nunca precisa ser ressignificada. A força para isto nós temos, basta saber quanto tempo levaremos para desfazer as fragilidades que surgiram com o tempo e ainda nos dividem. Pois capacidade nós temos!”

Vanessa Campos, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Movimento das Cidadãs Posithivas: “Vislumbro um 2019 de muitas lutas para mantermos as políticas de prevenção, assistência e tratamento, e afastarmos projetos de lei com o intuito de criminalizar a transmissão do HIV. Resistir e persistir para continuar existindo, este é o lema!”

Carlos Henrique de Oliveira, ativista do coletivo Loka de Efavirenz, da Rede de Jovens São Paulo Positivo : “Teremos ainda a integralidade da distribuição dos antirretrovirais conforme determina a lei?  Como ficarão as verbas para o Departamento das IST, Aids e Hepatites Virais (DIAHV) mediante o congelamento de gastos por vinte anos e o fim dos blocos de investimentos (verbas carimbadas)? Precisaremos lutar enquanto movimento social para não retroceder nesse nível, para evitar um genocídio de pessoas vivendo com HIV/Aids. E além disso precisamos disputar a consciência da sociedade civil sobre a necessidade do fortalecimento do SUS e do DIAHV.

Vando Oliveira, Secretaria Nacional de Articulação Política RNP+ Brasil: : “Além da aprovação do PL 10.159, esperamos que ocorra a sanção presidencial. O que vai tirar as pessoas que vivem com HIV/aids da mira das revisões de perícias do INSS.  Que nada mais é que deixar muitas pessoas com HIV e desaposentadas com aids e fome. Essa aprovação será um  grande ganho.”

Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum de ONGs Aids de São Paulo (Foaesp): “2019 será um ano desafiador, com uma pauta hiper conservadora na política que interfere diretamente no enfrentamento da resposta.”

Credileuda Azevedo, Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas: “A expectativa é de que os governantes mudem seu pensamento em relação a prevenção, ao tratamento das pessoas que vivem com HIV/aids e as populações em situação mais vulnerável. Apoio e respeito junto com a medicação é que nos fará ter vida longa e feliz apesar de viver com HIV. Pois viver com HIV e possível, mas com preconceito e perda de direitos não.”

Salvador Correa, Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia): “Seguramente teremos grandes pontos para superar para os próximos períodos, especialmente no que tange ao financiamento do SUS, a garantia de um programa de resposta ao HIV de qualidade e o constante interesse econômico da Big Farma que constitui uma pedra no acesso aos antirretrovirais no Brasil. A solidariedade, mais do que nunca, precisa ser inspiradora na defesa dos direitos humanos de grupos e populações mais afetadas.”

+ sobre o tema

Conheça cursos para aprender a consertar computadores; salários de técnicos chegam a R$ 4 mil

Marcela Sorosini - Foto: Urbano Erbiste O Brasil tem136 milhões...

Inscrições para pesquisa com foco em doenças que acometem população negra estão abertas

As inscrições para pesquisa de soluções para as doenças...

Mortes sobem em Estados onde verba de segurança caiu

Taxa de homicídios dolosos (com intenção) subiu em GO,...

Desde sexta-feira com a chegada de Privataria Tucana ouve-se estrondoso silêncio na velha mídia

Talvez porque esta mídia velha seja cúmplice demais da...

para lembrar

Ex-ministro Paulo Vannuchi é eleito para comissão da OEA

O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) Paulo...

BBB, ausência da regulação da mídia e cassação da TV Globo

BBB pode sair do ar O debate sobre uma...

PEC do Trabalho Escravo é aprovada pela CCJ após acordo e vai a Plenário

  PEC do Trabalho Escravo avançou mais uma etapa em sua...

Durban +10: Discurso de Rodnei Jericó na ONU

Discurso de Rodnei Jericó na Assembléia Geral da ONU...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=