Como é bom ser civilizado

Os Estados Unidos frequentemente são apontados como modelo a ser copiado em matéria de justiça juvenil. Embora detenha o maior colégio de encarcerados do Planeta, não reduziu a violência, sobretudo a que atinge a juventude e as minorias de negros e latinos. A sociedade americana já começa a refletir outros caminhos que deem uma melhor resposta a esse esforço na busca da paz social. A Constituição do Brasil reza que criança e adolescente devem ser prioridade nas politicas públicas em todas as esferas administrativas, legislativas e judiciárias. Longe esta nosso país de realizar esse princípio constitucional.

Por Siro Darlan, do Jornal do Brasil 

Enquanto no Brasil concentra-se toda situação de violência envolvendo adolescentes, seja como vítima ou algoz, a carga maior fica sempre por conta de uma polícia que não consegue dar conta de tantos afazeres. Enquanto isso, referindo-se a conflitos de rua envolvendo a policia e os jovens, o Presidente Obama assim se pronunciou: “- Não podemos simplesmente nos contentar em deixar todo o trabalho nas mãos da polícia. Isso não é uma novidade, já acontece há décadas. Se você tem comunidades empobrecidas e carentes de oportunidades, é mais provável que suas crianças terminem mortas ou na cadeia, já que a indústria do narcotráfico acaba sendo a principal empregadora”.

A sociedade brasileira reconhece sua falha na proteção à infância, que é historicamente mais vítima que agente de violência, desde que desembarcaram as naus portuguesas repletas de grumetes, crianças rejeitadas pela sociedade portuguesa, exploradas e seviciadas pelos marinheiros, pajens, crianças judias e órfãs do Rei, e continuam até o presente sendo vítimas da ausência de politicas públicas, de exploração nas piores formas de trabalho infantil, abuso sexual e ausência de equipamentos de proteção como conselhos tutelares, creches e escolas de qualidade.

Ao contrário da proposta americana de promover uma força-tarefa em parceria do governo com a iniciativa privada, que já conta com 80 milhões de dólares para serem investidos em programas para jovens desfavorecidos e em projetos junto às comunidades, nossa resposta é a de oferecer cadeias mais indignas e mais precocemente reduzindo a maioridade penal para que o processo de exclusão social seja ainda maior.

Aqui o Congresso Nacional luta para aprovar a qualquer preço (e que preço caro pagaremos se passar) um Projeto de Emenda a Constituição que leva o sugestivo número 171. Em Nova York, o Governador Cuomo enviou projeto para alterar de 16 para 18 anos a idade de responsabilidade penal. O Texas toma idêntica iniciativa passando dos atuais 17 para 18 anos. Eis aí o caminho civilizatório a ser seguido.

* desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro da Associação Juízes para a Democracia

+ sobre o tema

Reservas sim, mas com reserva

por Felipe Patury e Igor Paulin   O governo mudará...

Fórum Social volta ao Brasil e incorpora movimentos globais

  O Fórum Social Mundial, o maior evento antineoliberal do...

Grupo de mulheres brasileiras atua nas Nações Unidas contra o racismo

Em reportagem da TVT, Maria Sylvia de Oliveira, advogada...

“Não há um único genocídio que não tenha sido precedido por discursos de ódio”

Garimpeiros ilegais atacando indígenas Yanomami, na região de Palimiu (RR),...

para lembrar

Veja na íntegra o relatório da Anistia Internacional sobre o Brasil

A Anistia Internacional divulgou, nesta quinta-feira, um relatório em...

Brasil: a Anistia Internacional insta ao governo proteger afrodescendentes de violência relacionada ao racismo

Brasil: a Anistia Internacional insta ao governo proteger afrodescendentes...

Justiça Global questiona Judiciário e Executivo Federal sobre prisões políticas no Rio

Organização também pede a realização de audiência pública conjunta...
spot_imgspot_img

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...
-+=