Cerca de 50 mil alunos fazem prova de avaliação internacional do Pisa nesta semana

– Fonte: G1 – Vestibular e Educação –

Cerca de 50 mil estudantes brasileiros, de 990 escolas públicas e privadas, fazem, a partir desta segunda-feira (25), a prova da edição 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O exame será aplicado até sexta-feira (29). Os estudantes são tanto da área urbana quanto rural de 587 municípios, em todos os estados, além do Distrito Federal. Neste ano, o exame será aplicado em 65 países.

GETTY IMAGES

Confira o projeto de aplicação da prova

O Pisa é um exame amostral, realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo é fornecer aos países participantes indicadores que possam ser comparados internacionalmente para subsidiar políticas de melhoria da educação.

Perfil dos participantes

Participam do programa alunos de 15 anos de idade, matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

O Brasil é o único país da América do Sul que participa do Pisa desde sua primeira aplicação, em 2000. Este ano será a quarta participação do Brasil. Também participam mais cinco países sul-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação, é o órgão responsável pela coordenação do Pisa no Brasil e investirá, neste ano, R$ 1,9 milhão na aplicação do exame. Neste ano, no Brasil, estarão envolvidos com a prova cerca 800 aplicadores.

Em 2009, o Pisa terá ênfase em leitura e irá avaliar também as áreas de ciências e matemática. A cada edição é dada ênfase a uma área distinta até que um novo ciclo do programa se complete.

Os resultados finais da avaliação serão divulgados pela OCDE em dezembro de 2010. A partir de junho deste ano, será feita pelo Inep a codificação (correção) da prova. No Brasil, serão divulgados também os resultados para cada unidade da federação.

Até o final deste ano, a OCDE irá divulgar as questões da prova. Os exames anteriores estão no site do Inep .

Países participantes do Pisa 2009:

Nesta edição, a prova será aplicada em 65 países. São eles: Albânia, Austrália, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, República Tcheca, Emirados Árabes Unidos, França, China, Indonésia, Itália, Cazaquistão, Liechtenstein, Letônia, República da Moldávia, Nova Zelândia, Peru, Catar, República da Sérvia, Eslováquia, Suécia, Tailândia, Turquia, Reino Unido, Azerbaijão, Bulgária, Colômbia, Dinamarca, Estônia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Japão, Coréia, Lituânia, República de Montenegro, Noruega, Polônia, Romênia, Eslovênia, Suíça, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Croácia, República Dominicana, Finlândia, Grécia, Islândia, Israel, Jordânia, Quirguistão, Luxemburgo, México, Holanda, Panamá, Portugal, Rússia, Singapura, Espanha, Taiwan, Tunísia e Uruguai.

Matéria original: Cerca de 50 mil alunos fazem prova de avaliação internacional nesta semana

+ sobre o tema

para lembrar

Trabalhe no Instituto Moreira Salles

IMS Paulista Do IMS Em julho de 2017, o Instituto Moreira...

Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire

O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar...

Um plano de educação para a cidade de SP

NOS PRÓXIMOS dias 15 e 16 de agosto, será...

Baixo desempenho do Brasil em teste da OCDE revela também desigualdade de gênero na educação

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=