AMAPÁ: Seafro e Una abrem Semana da Consciência Negra e XV Encontro dos Tambores em Macapá

Fonte: Portal Amazonia –

 

 

MACAPÁ – A Secretaria Estadual de Políticas Afrodescendentes (Seafro) e União dos Negros do Amapá (Una) abrirão amanhã (11), no Centro de Cultura Negra, no bairro do Laguinho, zona Norte de Macapá, a Semana da Consciência Negra no Amapá e o XV Encontro dos Tambores do Estado. Cerca de 36 comunidades afrodescentes participarão de apresentações de marabaixo, batuque, zimba, sairé e tambor de crioula O evento, que encerrará no próximo dia 22 de novembro, irá homenagear o mestre Pavão, pioneiro da cultura afro amapaense, falecido no início de 2009.

Conforme o titular da Seafro, Manoel Azevedo, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, acontecerá a Missa dos Quilombos, que marcará o Encontro dos Tambores. Segundo ele, além dos festejos, este ano o evento irá prioriza seminários e debates sobre temas relacionados à cultura afro. O evento também contará com apresentações de artistas amapaenses, feiras de artesanato, comidas típicas, concurso da mais bela negra, oficinas de percussão e grafitagem, mostras de filmes temáticos e ações sociais.

– Durante a programação, os rituais das religiões se misturarão, todas as comunidades se reunirão em frente ao altar para o verdadeiro encontro de todos os tambores. Será o momento em que transparecerá a união do profano e religioso dentro do contexto do catolicismo popular. Com tantas atividades, o evento será descentralizado da sede da Una, pretendemos realizar algumas atividades na comunidade quilombola do Curiaú, disse Manoel Azevedo. (ET)

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

O que as cotas raciais têm feito comigo?

A universidade mudou. Os efeitos ainda não estão elaborados...

Bancada evangélica diz que “diversidade de gênero” não é assunto do MEC

A bancada evangélica quer que o Ministério da Educação...

Não se demite impunemente um bom professor

Professor do município está ameaçado de ser demitido. Faltava,...

O roteiro do racismo na educação

Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=