Conar pede retirada de campanha de lingerie em favela pacificada

Conselho decidiu pela suspensão após reclamações de consumidores.
Campanha foi considerada desrespeitosa com política de segurança pública.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu por unanimidade recomendar a retirada da campanha “Duloren – Pacificar foi fácil. Quero ver dominar”.

Na propaganda, lançada em março, uma moradora da Favela da Rocinha, a depiladora Ana Paula Conceição Soares, 29, aparece em roupas íntimas ao lado de modelo caracterizado como policial do Bope e desacordado. Na imagem, a inscrição: “Pacificar foi fácil, quero ver dominar”. A Rocinha está entre as comunidades do Rio que já receberam uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Segundo o Conar, o orgão recebeu mais de 20 reclamações de consumidores, homens e mulheres, que consideraram a campanha apelativa, sexista e desrespeitosa à política de segurança pública do Rio de Janeiro.

A suspensão da campanha foi aprovada por unanimidade pelos 13 conselheiros do Conar, em reunião realizada nesta quarta-feira (16). Segundo o órgão, por se tratar de decisão de primeira instância, cabe recurso, mas recomendação de retirada da campanha precisa ser cumprida imediatamente.
Até o fim da tarde desta quinta-feira, a campanha continuava disponível no site da empresa.
Procurada pelo G1, a Duloren informou que a empresa ainda não recebeu o comunicado oficial do Conar sobre a decisão.

Em sua defesa junto ao Conar, a Duloren afirmou que “em nenhum momento quis discriminar ou ser preconceituosa ao racismo, às classes, ao machismo e/ou ao sexismo, ou mesmo à dignidade da pessoa humana com o anúncio”.

Segundo a empresa, o objetivo da campanha foi “valorizar a mulher e a iniciativa da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, na pacificação dessas comunidades carentes, submetidas a toda sorte da criminalidade ali instalada”.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Ministério Público do Rio lança cartilha contra o racismo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro...

O que quer, o que pode esta língua?

Neste 13 de maio, dia em que se comemora...

Estereótipo sobre identidade social influencia sua trajetória?

A imagem que um indivíduo tem de si e...

População negra entre o genocídio e o racismo

A  maioria da população brasileira é negra. A...

para lembrar

spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=