MEC dá prazo a partir de hoje para adesão a ProUni

O período de adesão prossegue até 5 de dezembro, exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do ProUni. As instituições devem informar o tipo de bolsas de estudo que pretendem oferecer aos estudantes

O Ministério da Educação (MEC) vai dar, a partir desta sexta-feira, um prazo às instituições de ensino superior interessadas em aderir ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

Divulgação/ProUni

De acordo com portaria, divulgada ontem no Diário Oficial da União (DOU), as instituições devem informar o tipo de bolsas de estudo que pretendem oferecer aos estudantes com famílias de baixa renda, integral ou parcial de 50% e 25%, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

O cálculo do valor da bolsa deve abranger, além das mensalidades, a matrícula e os custos extras, como no caso de estudantes que precisam recursar uma matéria em caso de reprovação. As instituições estão impedidas de cobrar taxas na seleção, devendo informar aos estudantes pré-selecionados quanto à sua natureza e critérios de aprovação, que não poderão ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos alunos selecionados em seus processos seletivos regulares.

É facultado às instituições participantes submeterem os candidatos pré–selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa.

As universidades devem informar o número de vagas destinado a bolsas integrais e parciais do ProUni. Somente poderão ser ofertadas bolsas adicionais nos cursos presenciais com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais a alunos que cursarem o ensino médio na rede pública ou particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. (das agências)

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais a alunos que cursarem o ensino médio na rede pública ou particular na condição de bolsistas integrais.

SERVIÇO

Período de adesão
Quando: Até às 23h59min de 5 de dezembro deste ano.
Onde: Exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni), disponível no site eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.

 

 

Fonte: O Povo 

+ sobre o tema

para lembrar

Ideias Negras #33 | Douglas Belchior: é hora do nosso povo se autorrepresentar na política

Douglas Belchior, formado em História pela PUC-SP, é fundador...

Supremo derruba data especial do Enem para judeus

O STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu liminar e cassou...

Bolsa para mestrado em administração no exterior tem inscrições abertas

Essa semana postei aqui no blog chamadas de bolsas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=