Congresso de Pesquisadores Negros será sediado na UFPA

 

A UFPA assinou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), formalizando o apoio que dará continuidade aos procedimentos para a realização do Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE) edição 2014. A reunião que definiu a parceria ocorreu no gabinete da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e contou com as presenças da Comissão que está organizando o Congresso. O evento ocorre a cada dois anos e a sua próxima versão será sediado na UFPA.

Foto: Laís Teixeira

Esteve presente à reunião a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Núcleo GERA/IFCH/UFPA), Wilma de Nazaré Baía Coelho, eleita presidente da comissão organizadora do COPENE-2014; o presidente da ABPN, Paulinho de Jesus Cardoso, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Erick Pedreira; além dos pesquisadores Jane Felipe Beltrão (PPGA/UFPA); Nicelma Brito Soares (GERA/UFPA); Patrícia Maria de Melo Sampaio (UFAM);; Ana Lúcia Silva de Souza (UFBA); Ahyas Siss (UFRJ) e Karla Leandro Rascke (UDESC).

O presidente da ABPN, na ocasião, agradeceu a disponibilidade da Universidade em receber o grupo de professores e coordenadores e apresentou a dimensão do evento que contará com convidados internacionais, ressaltando que participantes da Europa, da América Latina, dos Estados Unidos, da África e de todos os Estados brasileiros compõem o público do evento, o que demandará significativo apoio da UFPA.

Neste encontro, o professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso e a professora Karla Leandro Rascke apresentaram e discutiram a experiência vivenciada na organização do VII COPENE, ocorrido em julho deste ano, em Florianópolis (SC ). Segundo a presidente da comissão do COPENE-2014, os presentes apresentaram os aspectos estruturais para os quais se fará necessário o apoio da instituição, bem como os desdobramentos dessa base, representada pela UFPA.

“A presença de organismos internacionais como a UNESCO também compõe um cenário que concorre para um impacto positivo do evento, sendo citadas experiências das cidades das várias regiões brasileiras nas quais este já fora realizado”, comenta a professora Wilma Coelho.

Conheça a Associação Brasileira de Pesquisadores.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira

+ sobre o tema

para lembrar

Professor da UFMG é afastado após denúncia de assédio

Alunos pediram afastamento de dois docentes por tecerem comentários,...

Polêmica em torno do racismo de Lobato pode chegar à Dilma

Passados mais de 60 dias desde o início da...

MEC abre inscrições para 9 mil vagas em cursos presenciais de inglês

Programa Inglês sem Fronteiras será feito em 42 universidades...

Escola paraibana é premiada por valorizar a cultura africana Paraíba

Escola paraibana é premiada por valorizar a cultura africana...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=