Mulher negra avança na luta contra preconceito

 

A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, esteve presente na abertura do seminário “Desenvolvimento e Mulher Negra”, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. O evento fez parte das comemorações de dez anos do órgão e foi realizado na Associação dos Advogados de São Paulo (07/05).

Para Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, a mulher negra teve capacidade de aproveitar as oportunidades que foram criadas na sociedade brasileira, principalmente na área da educação, mas ainda continua sendo parte de um segmento menos favorecido.

“Em São Paulo, vemos a mulher ocupar espaços, que em outros lugares não se vê, e, por isso, trouxemos esse tema para ser debatido aqui e esperamos que esse ambiente contribua para resolver ou superar essa diferença”, comentou a ministra

Em sua fala, Eloisa Arruda, secretária da Justiça, ressaltou que há um longo trabalho a ser feito em prol da igualdade racial. “Quando recebemos as denúncias de racismo na Secretaria da Justiça, é que percebemos que o Brasil é um país que ainda mascara o preconceito, a desigualdade social e este tema precisa sempre ser a pauta do momento”, disse Eloisa Arruda.

Durante a palestra Sueli Carneiro, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra – destacou que a mídia, por meio de estereótipos, ainda contribui para deturpar a imagem da mulher negra. “Precisamos lutar pelo código de ética nas programações dos veículos de massa, evitando que a mulher negra possa ser exposta de forma ridicularizada”, disse Sueli referindo-se a um programa humorístico que expõe a mulher negra como feia e desdentada.

Outro ponto abordado pela palestrante foi a inserção da mulher negra no mercado de trabalho. Segundo ela, tem sido fundamental a mobilização de empresários para adotar políticas de inclusão social com recorte de gênero, e também possibilitar o aperfeiçoamento profissional através de cursos especializados. “Esta é uma estratégia virtuosa para a promoção da mulher negra, que historicamente, só pode ficar na cozinha servindo seus senhores”.

8719508119 5dde2f14b7 m8720633640 6c7130406e m

Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
Tel: (11) 3291-2612 / Ramal 2769

 

 

Fonte: Justiça.Sp

+ sobre o tema

para lembrar

Piauiense tem tese aprovada e se torna o doutor mais jovem do país

Da cidade de Piripiri-PI, é exemplo de esforço e...

Meninas de 12 países reproduziram o discurso mais famoso de Malala; assista ao vídeo

Em homenagem à Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel...

Núcleo de Cultura Afro-Brasileira completa 40 anos de atividades

O Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), da Universidade de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=