Implementação do ensino de História e Cultura da África em debate na AL

 

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta terça-feira (08/10), a partir das 14h30, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, audiência pública para tratar sobre o Plano Estadual de Implementação da lei 10.639/2003 na rede de Educação Básica do Estado. A autora do requerimento é a deputada Rachel Marques (PT).

Pixabay

A lei 10.639/2003 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determinando que o ensino de História e Cultura da África deve ser aplicado nas escolas, em todos os níveis e modalidades da educação, melhorando a convivência e proporcionando um olhar menos preconceituoso para as diferenças étnicas, diminuindo assim, a discriminação sobre a cultura negra.

De acordo com Rachel Marques, os últimos seis anos foram marcados pelo compromisso do Governo Federal em avançar nas políticas afirmativas. “Em 2003, foi criada também a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Tornando assim a obrigatoriedade desse ensino na rede de ensino pública e privada do País”, justifica.

O conteúdo programático inclui o estudo da história dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro na formação do Brasil.

Foram convidados para o evento deputados estaduais, representantes da Secretaria de Educação do Estado e Município e instituições ligadas ao tema.

 

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

+ sobre o tema

para lembrar

Escola expulsa 11 alunos que agrediram colegas e combinaram bullying pela internet

Expulsos são de Votorantim, no interior de São Paulo,...

Meninos da Fundação Casa de Sorocaba tentam reescrever a própria história

Arthur de Sousa, 17 anos, tem o desejo de...

Docentes se destacam em projetos, apesar da adversidades

Na contramão das dificuldades, professores apostam em iniciativas que...

Trabalhe no Instituto Moreira Salles

IMS Paulista Do IMS Em julho de 2017, o Instituto Moreira...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=